Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

O DESIGN DE GRINGO CARDIA NO ESPETÁCULO “TATYANA” DE DEBORAH COLKER

Resumo

Este texto descreve e analisa aspectos da linguagem visual dos cenários criados por Gringo Cardia para os dois atos do espetáculo “Tatyana” levado ao palco pela Companhia de Dança “Deborah Colker” e enfatiza os aspectos gráficos do trabalho do designer. Os conceitos de projeto, de interface e de interdisciplinaridade são importantes para compreender esta criação. Projeto, neste caso em particular, é entendido como um processo que se configura em uma trajetória de criação conjunta, entre competências distintas e próximas: design e coreografia. Esta criação conjunta, por sua vez, atesta o aspecto interdisciplinar da produção. A interface é compreendida em seu sentido mais abrangente para o campo do design: acopla informação, corpo e objeto e, nestes cenários, acontece na conexão entre os corpos dos bailarinos, objetos de cena e formas projetadas. O artigo se constrói a partir de depoimentos do cenógrafo, da coreógrafa e de conceituações bibliográficas da área de design.

Palavras- chave: design gráfico; projeto; cenário; dança; interdisciplinaridade

 

Abstract

This paper describes and analyzes aspects of the visual language of the scenarios created by Gringo Cardia for two acts of the spectacle “Tatyana” brought on stage by the Dance Company “Deborah Colker” emphasizing the graphic aspects of designer’s work. The concepts of project, interface and interdisciplinarity are important to understand this creation. Project, in this particular case, it is understood as a process that sets up in a trajectory of joint creation between different skills but close: design and choreography. This joint creation, in turn, attests to the interdisciplinary aspect of the production. The interface is understood in its broadest sense to the field of design: mates information, body and object, and in these scenarios happens in the connection between bodies of the dancers, props and projected forms. The article is built from the testimonials of designer, choreographer and bibliographic concepts of the design area.

Keywords: graphic design; project; scenery; dance; interdisciplinarity

Autores

Roberto Carlos Sorima e Gisela Belluzzo de Campos

Baixe o Arquivo Completo