Revista Educação Gráfica

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O DESIGN ABERTO NO CONTEXTO EDITORIAL: O EXPERIMENTO DO LIVRO “GELATINA GERAL” / OPEN DESIGN IN THE EDITORIAL CONTEXT: THE EXPERIENCE OF THE BOOK “GELATINA GERAL”

 

Resumo

O design aberto (open design) é um modelo que incentiva a livre distribuição dos produtos, a documentação dos processos, e permite modificações e derivações por outras pessoas. Este artigo teve como principal objetivo discutir a aplicação desse modelo no contexto editorial, partindo do processo criativo de um livro-objeto para infância desenvolvido como projeto de conclusão do curso de Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A metodologia projetual utilizada foi a proposta pelo designer Bruno Munari, que possibilitou a definição do formato, do tema e a materialização do modelo físico do livro, através de dez etapas. Para fundamentar teoricamente a pesquisa, recorreu-se à própria definição de design aberto e às práticas de movimentos contraculturais que ao longo da história sedimentaram a construção de modelos de criação aberta e compartilhada. Com base no projeto, foram levantadas reflexões sobre a real viabilidade do design aberto e as possíveis transformações na comunidade do design e na relação entre os produtos e seus usuários/criadores, caso fossem adotadas e popularizadas as práticas de criação, disponibilização e documentação abertas.

Palavras-chave: design aberto; contracultura; faça-você-mesmo; design editorial.

 

Abstract

Open design is a model that encourages the free distribution of products, documentation of processes, and allows modifications and derivations by others. The main objective of this article was to discuss the application of this model in the editorial context, starting from the creative process of a book-object for children developed as a project to conclude the Design course at the Federal University of Santa Catarina (UFSC). The design methodology used was proposed by the designer Bruno Munari, which made it possible to define the format, the theme and the materialization of the physical model of the book, through ten steps. In order to theoretically support the research, we resorted to the very definition of open design and the practices of countercultural movements that throughout history have sedimented the construction of models of open and shared creation. Based on the project, reflections were raised on the real viability of open design and the possible transformations in the design community and in the relationship between products and their users/creators, if the practices of creation, availability and open documentation were adopted and popularized.

Keywords: open design; counterculture; do-it-yourself; editorial design.

 

Autores

Lara Souza Benedet e Cristina Colombo Nunes

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