Revista Educação Gráfica

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O DESIGN A FAVOR DA IGUALDADE SOCIAL – UMA ANÁLISE SOBRE A PROPAGANDA SEXISTA / DESIGN IN FAVOR OF SOCIAL EQUALITY – AN ANALYSIS OF SEXIST ADVERTISING

Resumo

Este trabalho objetiva orientar designers e demais profissionais envolvidos no processo de desenvolvimento de campanhas publicitárias, como propagandas televisivas e peças gráficas, para que não adotem conceitos estereotipados sobre gêneros. Ainda que a cultura patriarcal não seja percebida em primeiro instante em meio ao conteúdo veiculado pela propaganda, a ideologia machista toma forma ao se reafirmar estereótipos que reduzem as características comportamentais das pessoas de acordo com seus gêneros, trazendo impactos reais na esfera social. O trabalho registra análises visual e linguística de um anúncio de produto de limpeza, anúncio que pretende alcançar o público feminino. Além disso, discutem-se os problemas relacionados a essa propaganda, principalmente, os ligados à imagem da mulher. Essas análises são feitas a partir das observações de Joly (1996) e Sandmann (2000), os quais, por sua vez, se pautaram em Peirce e Jakobson. O maior objetivo desse trabalho é servir de fundamento para aqueles que desejam realizar projetos propagandistas funcionais que não desrespeitem e nem desqualifiquem nenhuma parcela da sociedade, sem deixar de atingir o público-alvo desejado, nem sofrer queda nas vendas.

Palavras-chave: análise gráfica; propaganda; machismo; mídia.

 

Abstract

This paper aims to guide designers and other professionals involved in the development of advertising campaigns, such as television advertising and graphic elements, not to adopt stereotyped gender concepts. Although the patriarchal culture is not perceived at first in the content portrayed by the advertisements, male chauvinistic ideology takes shape, reaffirming stereotypes that reduce behavioral characteristics of people according to their genres, bringing real impact to the social sphere. The study presents both visual and linguistic analysis of a cleaning product advertisement, which attempts to reach a female audience. In addition, we discuss the issues related to this advertisement, mainly the one identified with the image of women. The analyzes we present are based on the works of Joly (1996) and Sandmann (2000), which, in turn, were based on Peirce and Jakobson. The main objective of this work is to serve as a support for those who wish to carry out functional advertising which neither violate nor disqualify any part of society, while achieving the desired target audience and keeping the sales unaltered.

Keywords: graphical analysis; advertising; male chauvinism; media.


 

Autores

Fernanda Carla Montini e Rachel Hoffmann

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