Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

O DESENHO GEOMÉTRICO COMO INSTRUMENTO NO ENSINO DAS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS

Resumo
Este artigo relata uma metodologia do ensino da Trigonometria por meio do Desenho Geométrico, com a perspectiva de que o mundo atual exige uma formação do cidadão com significado real e sintonize-o com uma visão de mundo diferente. Ao aplicarmos a metodologia verificamos através da forma com que os alunos se expressaram graficamente a motivação, pois descobriram e construíram o conhecimento. Com o desenrolar da metodologia comprovamos que o Desenho Geométrico pode, e deve, ser inserido na disciplina de matemática como alternativa a metodologia tradicional. Com as análises dos seus resultados, percebemos que: a melhoria da qualidade do ensino e, conseqüentemente, a melhoria da prática de ensino depende do envolvimento do corpo docente na busca de novas metodologias; e os educadores precisam ter clareza de suas obrigações e assumirem suas responsabilidades como cidadãos, proporcionando aos alunos metodologias sólidas na construção de conhecimento.
Palavras-chave: Desenho Geométrico; Trigonometria; Metodologia de Ensino.
Abstract

This article talks about a teaching methodology of trigonometry through geometric design, with the perspective that the current world demands the formation of the citizen with a real meaning and tunes it with a different view of the world. At applying the methodology, we verified through the way the students expressed themselves graphically, that it has created a real motivation on the students, because they have discovered and built knowledge. With the development of the methodology we have confirmed that geometric design can, and must, be inserted into mathematics as an alternative to the traditional methodology. With the analysis of the results, we have noticed that the improvement in teaching quality and, consequently, the improvement in teaching practice depends on the development of teacher staff

involvement in search of new methodologies; and the educators need to be sure of their obligations and assume their responsibilities as citizens, providing students solid methodologies in the construction of knowledge.

Keywords: geometric design, trigonometry, teaching methodology.

Autores

Anderson Roges Teixeira Góes Heliza Colaço

Baixe o Arquivo Completo