Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

O DESENHO E O DESIGN: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A DISCIPLINA DE DESENHO DE OBSERVAÇÃO NO CURSO DE DESIGN GRÁFICO DA UFPR / DRAWING AND DESIGN: A CASE STUDY ABOUT THE DRAWING OBSERVATION AT THE UFPR GRAPHIC DESIGN COURSE

Resumo

A execução de uma prova específica de Desenho de Observação faz parte dos requisitos necessários para a admissão no curso de graduação em Design Gráfico da UFPR e, após a conclusão do vestibular e admissão dos novos alunos, o Desenho de Observação, dessa vez na forma de disciplina obrigatória, compõe a grade curricular do curso. A pertinência do ensino da mesma é um tema frequentemente debatido no âmbito acadêmico e é possível perceber uma clara divisão de opiniões quando analisados casos semelhantes ao paranaense. O aprendizado gerado pela prática de iniciação à docência no período de 2017 a 2018 com a matéria, aliado a uma revisão da literatura, trouxe questionamentos relativos à relevância da matéria no currículo do curso, e no anseio de respondê-las foi realizado um estudo de caso com base em um levantamento documental e questionários com grupos de estudantes ingressos e egressos do curso. Os resultados levaram ao entendimento do estado atual do curso, à defesa do ensino de Desenho de Observação e à reflexão de como melhor inseri-lo dentro do contexto do curso de design. Espera-se que o produto final desta pesquisa auxilie na reformulação do currículo do curso e, consequentemente, aumente a qualidade do ensino.

Palavras-chave: currículo; desenho de observação; design; ensino superior.

 

Abstract

Carrying out an Observational Drawing test is part of the requirements needed to fulfill in order to enter in the UFPR graphic design graduation course, and even after the entrance exam conclusion and the students’ admission, the Observational Drawing is still part of the course curriculum, this time as a mandatory discipline. The relevance in teaching observational drawing to graduate students is a theme often debated inside the academic scope, and it is possible to notice a conflict in the opinions when analyzing other Brazilian universities. The knowledge acquired by two years of initiation teaching practice with Observational Drawing, allied with a literary review, brought forward questionings about the relevance of this discipline inside the design program. Wishing to bring answers to the newly discovered questions, this research started with a case study based upon documental research and questionnaires applied to different student groups in order to understand the actual course state, the defense of Observational Drawing classes, and how better teach it inside the design context. Is expected this new proposal will help teachers in planning observational design classes and, therefore, bring up the quality of the graphic design course.

Keywords: curriculum; observational drawing; design; graduation.

Autores

Carolina do Nascimento e Marcos Namba Beccari

Baixe o Arquivo Completo