Resumo
O design sempre requer desenhos para produção de qualquer objeto. Finalizado o processo de projeto e produção, aparentemente os desenhos esgotariam suas funções. No entanto, alguns desenhos de design são elevados a categorias originalmente não previstas e afastadas da produção industrial. Uma dessas categorias é o desenho como obra com valor em si, em moldes semelhantes a uma obra de arte. Não é de hoje que os desenhos de arquitetura e design têm essas características, ligadas não apenas ao processo produtivo, mas também a questões museológicas e ao comércio de bens culturais, sendo exibidos em museus e comercializados em galerias de arte e casas de leilão, principalmente na Europa, Estados Unidos e alguns países asiáticos. Este ensaio discute as peculiaridades dos desenhos de design, investigando os diferentes contextos que eventualmente tornam esse tipo de desenho uma obra com valor em si.
Palavras-chave: desenho de design; obras de arte; processos técnicos versus arte; comércio de obras de arte.
Abstract
Design always requires drawings to production, manufacturing and assembly. Essential to best practices in all areas of design, apparently drawings would exhaust its functions at the end of the productive process. However, some drawings being raised to categories not originally foreseen and away from industrial production. One of these categories is drawings as a work in itself, as artwork. It is not from today that design and architecture drawings have these characteristics, linked not only to the productive process, but to museological issues and trade of cultural goods, being exhibited in museums and marketed in art galleries and auction houses, especially in Europe, North America and some Asian countries. This article discusses the peculiarities of design drawings, investigating the different contexts that eventually make this type of drawing a work in itself.
Keywords: design drawing; artworks; technical processes v art; trade of cultural goods.
Autores
Airton Cattani
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