Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

O CONCEITO DE MONTAGEM E A SUA INFLUÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DAS OBRAS DO ARTISTA MARCELO ZOCCHIO / THE CONCEPT OF MONTAGE AND ITS INFLUENCE ON THE CONSTRUCTION OF THE WORKS BY ARTIST MARCELO ZOCCHIO

 

Resumo

O artista brasileiro Marcelo Zocchio (São Paulo, 1963), fazendo o uso da fotografia como o principal instrumento para a conformação de seus trabalhos, apresenta um conjunto de obras expostas por diversas instituições do campo artístico no Brasil. Resgatando e empregando os conceitos de montagem, estabelecidos, sobretudo, pelos movimentos artísticos de vanguarda da Europa no início do século XX, Zocchio realiza investigações em seus trabalhos criando tensões em suas obras. Ao longo da elaboração de seus trabalhos é possível identificar três grandes períodos onde o artista estabelece a sua linguagem representacional, o primeiro caracterizado especialmente pelo uso da fotografia e da criação de narrativas que geram relações com as suas imagens, o segundo onde Zocchio explora romper com a questão bidimensional da fotografia, e o terceiro, no qual promove intervenções diretamente no meio urbano. Este artigo tem como objetivo remontar a produção artística de Marcelo Zocchio, identificando a evolução de como ele constrói a sua linguagem representacional a partir dos princípios da montagem.

Palavras-chave: montagem; Marcelo Zocchio; fotografia, representação gráfica.

 

Abstract

The brazilian artist Marcelo Zocchio (São Paulo, 1963), using photography as the main tool for the conformation of his works, presents a body of work exhibited by various institutions in the artistic field in Brazil. Recovering and employing the concepts of montage, established, above all, by the avant-garde artistic movements from Europe at the beginning of the twentieth century, Zocchio carries out investigations in his works creating tensions in his works. Throughout the elaboration of his works it is possible to identify three major periods where the artist establishes his representational language, the first characterized especially by the use of photography and the creation of narratives that generate relationships with his images, the second where Zocchio explores the rupture with the two-dimensional issue of photography, and the third, in which he promotes interventions directly in the urban environment. This article aims to reassemble Marcelo Zocchio’s artistic production, identifying the evolution of how he constructs his representational language based on the principles of montage.

Keywords: montage; Marcelo Zocchio; photography, graphic representation.

Autores

Leonardo Cesar Soares e Paulo César Castral

Baixe o Arquivo Completo