Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

O CAMINHO PARA AS TRANSFORMAÇÕES

Resumo
A construção da identidade e a aprendizagem são mediadas pela linguagem – o próprio pensamento é viabilizado pela linguagem (VYGOTSKY, 1999). Trata-se de considerar qualquer atividade humana regida por sistemas de representações interiores da realidade exterior, sistemas estes que submetem a realidade concreta a um processo de compreensão, à elaboração de um conhecimento. Tal elaboração não pode prescindir de uma consciência semiótica, ou seja, de uma atividade pela qual o ser humano explica a complexidade da experiência, organizando-a e tornando-a pensável e comunicável (ECO, 1991). Com esse olhar, o LEDEN (Laboratório de Ensino de Desenho e Linguagem Visual do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira/UERJ) se constitui num ambiente propício a atividades de pesquisa e extensão sobre Linguagem Visual e conhecimento na Educação Básica. O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência estruturada em torno da exibição de curtas-metragens de animação, onde a leitura da imagem contempla conteúdos programáticos da disciplina Desenho, em uma concepção da mesma, como objeto teórico no campo de conhecimento da Linguagem Visual. Alguns fatores impulsionaram a elaboração desta atividade, tais como: a consciência de que o uso de imagens associadas ao conteúdo teórico é um elemento facilitador no processo ensino-aprendizagem e a busca de formas de contextualização que sejam significativas à faixa etária do aluno.
Palavras–chave:Linguagem Visual; Educação Básica; Educação Gráfica; Tecnologia da Imagem e Desenho.

Abstract
The construction of the Identity and learning are measured by the language – thoughts themselves are made viable by the language (VYGOTSKY, 1999). It is a matter of considering any human activity conducted by interior representations systems of external reality, which submit the concrete reality to an understanding process for the elaboration of knowledge. Such elaboration cannot dispense with a semiotic conscience, i.e., an activity through which the human being explains the complexity of the experience, organizing it and making it thinkable and communicable (ECO,1991). With such point of view, LEDEN (Laboratório de Ensino de Desenho e Linguagem Visual do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira/UERJ) represents an adequate environment for research activities and extension on Visual Language and knowledge in Basic Education. This research aims at reporting a structured experience around the exhibition of short animated cartoons, in which the image reading would contemplate programmatic contents of the Design program in a conception of it as a theoretical object in the Visual Language knowledge field. Some factors have contributed for the elaboration of this activity, such as: the awareness that the use of images associated with the theoretical content is a facilitator element in the teaching-learning process and the search for forms of contextualization which are meaningful to the students’ age.
Keywords:Visual Language; Basic Education; Graphic Education; Image Technology and Design.

Autores

Esequiel Rodrigues de Oliveira Berta López Toste Soraya Barcellos Izar

Baixe o Arquivo Completo