Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

O ÁLBUM BRASIL PITORESCO: GRAVURA E FOTOGRAFIA DE MÃOS DADAS MUDANDO A IMAGEM DO SÉCULO XIX / THE ALBUM ‘BRASIL PITORESCO’: ENGRAVING AND PHOTOGRAPH HAND IN HAND CHANGING THE IMAGE OF THE XIX CENTURY

Resumo

O trabalho aponta a parceria entre a litografia e a fotografia ocorrida pela primeira vez no Brasil na solução iconográfica do álbum Brasil Pitoresco, impresso na Maison Lemercier, França, em 1861. A edição, além do texto de Charles Ribeyrolles, foi ilustrada com litografias baseadas nas fotografias de Victor Frond, obtendo grande sucesso. Objetivou-se mostrar que o álbum contribuiu significativamente para a inovação da reprodução da imagem, bem como compreender o modus operandi das técnicas litográfica e fotográfica e na junção entre elas, resultando em um novo recurso no século XIX nomeado Fotolitografia.  A análise possibilitou maior compreensão do projeto de Frond conferido entre dois processos distintos na construção da imagem, um por meio fotoquímico-mecânico, o outro pela a mão do litógrafo e o hibridismo entre eles. Portanto, o conhecimento tecnológico, não desvinculado das questões do contexto social, histórico e gráfico, reforça a necessidade de se discutir a relação entre ciência, técnica e tecnologia na interação de dois meios de trabalho em meados do Oitocentos: o manual e o industrial.

Palavras-chave: Victor Frond; fotografia; litografia; fotolitografia; gravura.

 

Abstract

This work points out the partnership between lithography and photography that occurred for the first time in Brazil in the iconographic solution of the album Brasil Pitoresco, printed at Maison Lemercier, France, in 1861. The issue, in addition to the text by Charles Ribeyrolles, was illustrated with lithographs based on Victor Frond’s photographs, achieving great success. The aim was to show that the album contributed significantly to the innovation of image reproduction, as well as to understand the modus operandi of lithographic and photographic techniques and the junction between them, resulting in a new resource in the 19th century called Photolithography. The analysis enabled a greater understanding of Frond’s project, which was conferred between two distinct processes in the construction of the image, one through photochemical-mechanical ways, the other through the hand of the lithographer, and the hybridism between them. Therefore, technological knowledge, not unrelated to issues of the social, historical, and graphic context, reinforces the need to discuss the relationship between science, technique, and technology in the interaction of two means of work in the mid-eighties: the manual and the industrial.

Keywords: Frond; photography; lithograph; photolithography; engraving.

Autores

Regiane Aparecida Caire da Silva e Francisca Rosemary Ferreira de Carvalho

Baixe o Arquivo Completo