Revista Educação Gráfica

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MÚLTIPLAS DIMENSÕES NA ARTE

Resumo
Desde os primórdios da arte pictórica as personagens pintadas em telas ou paredes eram bidimensionais, com corpos achatados. Particularmente na pintura medieval, predominantemente cristã, as representações bidimensionais pretendiam mostrar o modo como Deus enxergava o mundo, ou seja, não havia lado escuso o suficiente que sua visão não alcançasse. Porém, a nova visão antropocêntrica surgida primeiramente na Itália, no Renascimento, procurava representar o mundo centrado no homem, e não mais em Deus. Os pintores pretendiam representar o mundo humano com o máximo de fidelidade, assim, as grandes conquistas dos pintores renascentistas foram: a perspectiva, o uso de sombreamentos e o realismo. Os renascentistas descobriram a representação tridimensional. Séculos mais tarde, com os avanços da física e da matemática e particularmente com as descobertas de Georg Bernhard Riemann sobre dimensões adicionais e geometrias não euclidianas, ocorre uma mudança no panorama das artes. Alguns artistas e cientistas passam a crer que o universo tridimensional é insuficiente para abarcar todos os fenômenos da natureza. Surgem novos movimentos, notadamente o cubismo e o surrealismo, em que os artistas não se interessam mais pela simples representação tridimensional do mundo e atentam às recentes descobertas acerca da quarta dimensão espacial e suas implicações.
Palavras-Chave: Percepção visual, Pintura, Desenho, História da arte.

Abstract
Since the origins of the pictorial art, the personages painted in screens or walls were bidimensional, with flattened bodies. Particularly in the medieval painting, predominantly Christian, the bidimensional representations intended to show the way as God saw the world, in other words, there wasn’t enough suspicious side that its vision didn’t reach. However, the new anthropocentric vision firstly appeared in Italy, in the Renaissance, tried to represent the world centered in the man, and not more in God. The painters intended to represent the human world with the allegiance maximum, thus, the great conquests of the renascent painters were: the perspective, the use of shades and the realism. The renascent people discovered the three-dimensional representation. Centuries later, with the advances of the physics and the mathematics and particularly with the discoveries of Georg Bernhard Riemann on additional dimensions and non-Euclidean geometries, a change occurs in the arts view. Some artists and scientists start to believe that the three-dimensional universe is insufficient to include all the nature phenomenon. New movements appear, calling attention to the Cubism and the Surrealism, where the artists are not interested for the simple three-dimensional representation of the world; they turn their attention to the recent discoveries concerning the fourth space dimension and its implications.
Key words: Visual perception, Painting, Drawing, History of the Art.

Autores

Daniel dos Santos Robledo

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