Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

MOTION COMICS EDUCATIVO DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI: UM PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DA INTERFACE IMPRESSA PARA DIGITAL / AEDES AEGYPTI EDUCATIONAL MOTION COMICS: A PROCESS OF ADAPTATION OF THE PRINTED TO DIGITAL INTERFACE

 

Resumo

As histórias em quadrinhos foram utilizadas ao longo do tempo como matriz de comunicação em diversas áreas do conhecimento, seu visual iconográfico tem a capacidade de tornar mais atraentes conteúdos complexos, despertando a atenção de observadores de diversas faixas etárias. Com o advento das interfaces digitais e a popularização da leitura em dispositivos móveis, as HQs ganham um novo espaço de publicação. Derivados dessa evolução, os Motion Comics surgem como uma versão digital das HQs, acrescentando elementos interativos às tradicionais narrativas gráficas. Porém, apesar de expressivos existem poucas referências sobre o processo construtivo dos Motion Comics, sobretudo em literatura nacional, o que dificulta a disseminação dessa prática tanto em ambientes acadêmicos como profissionais. O objetivo deste trabalho foi descrever a construção de um Motion Comics Educativo voltado à saúde pública, de forma que esse roteiro possa auxiliar os profissionais a organizarem a sequência de atividades e selecionar as ferramentas. Como resultado obtivemos um aplicativo para sistema Android e um fluxograma que documenta as atividades e processos. Este poderá servir de roteiro metodológico para outras adaptações de Motion Comics educativos.

Palavras-chave: motion comics; método de projeto; adaptação.

 

Abstract

Comics have been used over time as a communication matrix in several areas of knowledge, their iconographic look can make content more attractive, attracting the attention of observers of different age groups. With the advent of digital interfaces and the popularization of reading on mobile devices, comics gain a new space for publishing. Derived from this evolution, Motion Comics appear as a digital version of the comics, complicating interactive elements to the traditional graphic narratives. However, although expressive, there are references about the construction process of Motion Comics, especially in national literature, which makes it difficult to disseminate this practice in both academic and professional environments. The objective of the work was to describe the construction of an Educational Motion Comics focused on public health, so that this script can help professionals to organize the sequence of activities and select the appropriate tools. As a result, we obtained an application for the Android system and a flow chart that documents the activities and processes. This can serve as a methodological script for other adaptations of educational Motion Comics.

Keywords: motion comics; design method; adaptation.

 

Autores

Marcelo Castro Andreo, Rodrigo Martins de Oliveira Spinosa, Paula Rodrigues Napo, Manoela Loureiro Cardoso e João Paulo de Souza e Silva

Baixe o Arquivo Completo