Revista Educação Gráfica

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MENOS É MAIS: A PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE O USO DA COR EM EMBALAGENS SUSTENTÁVEIS / LESS IS MORE: CONSUMER PERCEPTION ABOUT THE USE OF COLOR IN SUSTAINABLE PACKAGING

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa que teve como objetivo principal investigar como a cor pode ser utilizada como um indicativo de sustentabilidade em embalagens, por meio da percepção de consumidores, melhorando o reconhecimento deste produto em gôndolas de supermercado. O foco estava em investigar se a variedade de cor e o nível de saturação e claridade interferiam no processo de percepção acerca dos atributos sustentáveis das embalagens. A pesquisa teve métodos mistos, divididos em duas etapas. A primeira etapa consistiu no desenvolvimento de embalagens experimentais, de quatro categorias de produtos, em que foram aplicados diferentes níveis das proposições estudadas. As embalagens foram utilizadas para desenvolvimento de um questionário, realizado com 50 participantes, na segunda etapa. O questionário objetivou compreender se havia padrão quanto a percepção dos consumidores sobre como a cor deveria ser empregada nas embalagens sustentáveis. Os dados coletados foram analisados pelos programas Excel e ASSISTAT 7.7 pt, que forneceram o desempenho de cada proposição, bem como sua média e padrão de resposta. A pesquisa mostrou a relevância do uso da cor para a percepção de sustentabilidade, apontando para a redução na variedade de cor empregada na embalagem, bem como a redução nos níveis de saturação e aumento da claridade das embalagens que buscam transmitir sustentabilidade.

Palavras-chave: design de embalagem; design gráfico; comunicação; cor; design para sustentabilidade.

 

Abstract

This article presents a research whose main objective was to investigate, through the perception of consumers, how color can be used as an indication of sustainability in packaging, improving the recognition of this product in supermarket shelves. The focus was to investigate whether the color variety and the level of saturation and clarity interfered with the process of perception about the sustainable attributes of the packages.  The research had mixed methods, divided into two stages. The first stage consisted in the development of experimental packages of fourproduct categories, in which different levels of the studied propositions were applied. The packages were used to develop a questionnaire, with 50 participants, in the second stage. The questionnaire aimed to understand whether there was a pattern of consumer perceptions about how color should be used in sustainable packaging. The data collected were analyzed by the Excel and ASSISTAT 7.7 pt programs, which provided the performance of each proposition, as well as its mean and response pattern. The research showed the relevance of the use of color to the perception of sustainability, pointing to the reduction in the variety of color used in the packaging, as well as the reduction in the saturation levels and increase of the clarity of the packages that seek to transmit sustainability.

Keywords: packing design; communication; color; design for sustainability

Autores

Thamyres Oliveira Clementino,  Edinaldo Barbosa e Tâmila Kassimura da Silva Fernandes

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