Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

MARCA-TERRITÓRIO: A COLETIVIDADE COMO POSSIBILIDADE PARA VALORIZAÇÃO DA CULTURA / TERRITORY BRAND: THE COLLECTIVITY ASPOSSIBILITY FOR VALUATION OF THE CULTURE

Resumo

O presente artigo pretende, através de uma pesquisa teórica e também análise de projetos de marca-território, analisar como os processos de criação mais colaborativos podem gerar o senso de pertencimento e valorizar a cultura local de um povo. O estudo inicia-se com um breve levantamento das mudanças metodológicas no desenvolvimento de marcas ocorrido ao longo dos últimas 80 anos, e que tem uma significativa relevância para o modelo econômico no qual vivemos. Destaca a importância da cultura interna e externa da marca para se conectar com seu público alvo de maneira consistente e criar uma relação de confiança, bem como a interessante influência que os projetos colaborativos podem trazer para valorização da cultura, tendo o designer como articulador visual. Tomando como base os conceitos de Henriques (2010), uma análise do desenvolvimento da recente identidade visual criada para a cidade do Porto (Portugal) pelo White Studio (2014) fecha o trabalho.

Palavras-chave: design gráfico; branding, identidade visual, marca-território; design colaborativo

 

Abstract

The present article intends, through a theoretical research and also analysis of territory brand projects, to analyse how creative collaborative processes can increase the sense of belonging and value the local culture of a people. The study begins with a brief survey of the methodological changes in the development of brands, which occurred during the last 80 years, and that have a significant relevance for the economic model in which we live. The research indicates the importance of the internal and external culture of a brand to connect with its target customers in a consistent way and create a reliable relation, as well as the interesting influence that collaborative projects can add for culture valuation, with the designer as a visual articulator. Considering the concepts of Henriques (2010), an analysis of the development of a recent visual identity created for the city of Porto (Portugal) by White Studio (2014) completes the paper.

Keywords: graphic design; branding; visual identity; territory brand; collaborative design.

Autores

Adilson Gonzales de Oliveira Junior, Cassia Dominiciano Carrara, Luis Carlos Paschoarelli e Paula da Cruz Landim

Baixe o Arquivo Completo