Revista Educação Gráfica

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MARCA GRÁFICA E POSICIONAMENTO: CONSIDERAÇÕES SOBRE DUAS MARCAS DE PRODUTOS COSMÉTICOS

Resumo

Este artigo trata das alterações do posicionamento das marcas comerciais na cultura de mercado considerando as transformações estético-simbólicas dos elementos gráfico-visuais no desenho de marcas gráficas em diferentes períodos de tempo. A teoria Semiótica é adotada para estudar duas marcas brasileiras de produtos cosméticos, considerando a evolução formal das marcas gráficas. A marca é um discurso construído no contexto da cultura de mercado, articulando duas realidades, uma tangível e outra intangível. Entre as possibilidades tangíveis, destaca-se a marca gráfica como síntese simbólica da imagem da marca. Assim, o processo projetual ocorre dentro do contexto cultural dos valores e das crenças dos emissores da marca. Com o decorrer do tempo, o contexto muda e, também, os valores da marca, provocando mudanças na mensagem visual da marca gráfica, para que essa identifique de maneira coerente as alterações contextuais.

Palavras-chave: comunicação da marca; semiótica visual, teoria da forma.

Abstract

This article discusses the changes in positioning of brands in market culture, considering transformations in aesthetic and symbolic in graphic elements of brands in different periods of time. The semiotic theory is adopted to study two Brazilian brands of cosmetics, considering the formal evolution of graphic brand. The brand is a discourse constructed in the context of market culture, articulating two realities, one tangible and one intangible. The graphic brand stands out among the possibilities tangible brand as symbolic synthesis of its image. Thus, the design process takes place within the context of cultural values and beliefs of the issuers of the brand. With the passage of time, the context switches and also brand values, causing changes in the visual message of the graphic brand, so that this consistently identify the contextual changes.

Keywords: brand communication; vsual semiotics; theory of form.

 

Autores

Cristina Colombo Nunes; Israel Braglia; Richard Perassi Luiz de Sousa; Luciano Patrício Souza de Castro e Alice T. Cybis Pereira

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