Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

MANUAIS GRÁFICOS INCLUSIVOS PARA SAÚDE: ANÁLISE DA RELAÇÃO IMAGEM-TEXTO EM MANUAL DE PRÓTESE AUDITIVA / INCLUSIVE GRAPHIC MANUALS FOR HEALTH: ANALYSIS OF THE IMAGE-TEXT RELATIONSHIP IN A HEARING AID MANUAL

 

Resumo

Materiais gráficos inclusivos na área da saúde (MGIS) auxiliam a comunicação profissional-paciente, favorecendo a compreensão de informações e, por conseguinte, o autocuidado. Uma das maneiras de tornar os MGIS eficientes é facilitar a leitura e compreensão do conteúdo textual associando-o ao uso de figuras e pictogramas.  Este estudo analisou a facilidade de leitura de conteúdos de manuais de instrução de próteses auditivas, relacionando-a ao uso de imagens.  Os conteúdos relativos a “bateria” e “cuidados e manutenção” de cinco manuais de instrução de próteses auditivas, em português brasileiro, foram avaliados. A ferramenta Coh-Metrix-Port 3.0 foi utilizada para o cálculo do Índice de Facilidade de Leitura Flesch (IFLF), quantidade de palavras, sentenças e parágrafos. A quantidade de imagens por instrução também foi apurada. Para o item “bateria” o IFLF foi considerado razoavelmente difícil (n=1) ou difícil (n=4). O número de imagens ou pictogramas em cada manual variou de 3 a 5.  O conteúdo de “cuidados e manutenção” foi de leitura “difícil” (n=4) ou “muito difícil” (n=1), e o número de imagens ou pictogramas variou de 0 a 1. Os resultados indicaram que a leiturabilidade dos conteúdos é inadequada para o público alvo. O uso de imagens para instrução e textos fáceis de ler e compreender podem impactar positivamente no tratamento e na oferta de informações aos pacientes e são necessários em materiais gráficos dessa natureza. Além da aplicação dos conceitos do Design, o uso de ferramentas que envolvam a compreensibilidade da linguagem escrita, também é importante para a concepção de materiais mais inclusivos.

Palavras-chave: design gráfico inclusivo; material gráfico inclusivo; COH-METRIX; imagens para instrução; instrução em saúde.

 

Abstract

Inclusive graphic materials in the health area (MGIS) help professional-patient communication, favoring the understanding of information and, therefore, self-care. One of the ways to make MGIS efficient is to facilitate the reading and understanding of textual content by associating it with the use of figures and pictograms.  This study analyzed the ease of reading contents of instruction manuals of hearing aids, relating it to the use of images.  The contents related to “battery” and “care and maintenance” of five instruction manuals for hearing aids, in Brazilian Portuguese, were evaluated. The Coh-Metrix-Port 3.0 tool was used to calculate the Flesch Readability Index (IFLF), number of words, sentences and paragraphs. The amount of images per instruction was also calculated. For the item “battery” the IFLF was considered fairly difficult (n=1) or difficult (n=4). The number of images or pictograms in each manual ranged from 3 to 5.  The content of “care and maintenance” was “difficult” (n=4) or “very difficult” (n=1) and the number of images or pictograms ranged from 0 to 1. The results indicated that the readability of the contents is inadequate for the target audience. The use of images for instruction and texts that are easy to read and understand can have a positive impact on the treatment and provision of information to patients and are needed in graphic materials of this nature. In addition to the application of design concepts, the use of tools that involve the comprehensibility of written language is also important for the design of more inclusive materials.

Keywords: inclusive graphic design; inclusive graphic material; Coh-Metrix; images for instruction; instruction in health

Autores

Camila Medina, Cassia Leticia Carrara Domiciano e Deborah Viviane Ferrari

Baixe o Arquivo Completo