Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

LABIRINTO: UMA VIAGEM HIPERMIDIÁTICA SOBRE A HISTÓRIA DA ARTE

Resumo
Pela Leitura do Livro Infantil, “A Palavra”, de Humberto Guimarães, da editora Lê (1996), tendo como fundamentação teórico-crítica o Artigo do professor Arlindo Machado, Hipermídia: Labirinto como Metáfora, durante as aulas de Texto/Imagem infanto-juvenil,foi possível trabalhar a temática mitológica do labirinto. Para a atualização, levou-se em conta a crescente popularização da hipermídia, impulsionada pelos computadores, que torna necessária uma aproximação efetiva entre o ensino de artes e a hipermídia. Após a leitura, a interpretação e a atualização do texto visual, criou-se, com a participação dos alunos Fábio Cardoso e Rafael J. Geraldo, (4º ano de Ed. Artística, Unesp-Bauru) um labirinto multimídia, com o intuito de exploração, aonde o aluno de Artes, ao acessar o programa, entre em contato com as mais variadas épocas da história da arte, de um modo que ele mesmo defina seu caminho do aprendizado. A linearidade ou não do percurso que o navegante deste labirinto irá percorrer, é definida tão somente pela pessoa, sem imposições. Desta maneira, resgata-se, através da hipermídia, o processo interdisciplinar entre a leitura do texto infantil e os conhecimentos históricos da arte, “dando asas” ao aluno para que, em um próximo texto, seja ele verbal ou visual, aprofunde suas leituras, contextualizando-as e atualizando-as.
Palavras-chave: arte, hipermídia, labirinto, exploração, mitologia

Abstract
By the reading of Childrens Book, “The Word”, of Humberto Guimarães, of Lê Press (1996), having as theoretician-criticism bases Professor Arlindo Machado paper, Hipermidia: Labyrinth as Metaphor, during infante and junenile Text/Image classes,was possible to work labyrinth mythological thematic. For update, it was take in account hypermedia increasing popularization, impelled by computers, that turns necessary an effective approach between arts teaching and hypermedia. After reading, interpretation and update of visual text, it was created, with participation of Fábio Cardoso and Rafael J. Geraldo, (students of 4th year of Artistic Education course, Unesp-Bauru) a labyrinth multimedia, for exploration, where Arts students, when accessing the program, come in touch with several periods of Art History, so that he/she him/herself defines his/her learning way. Linearity or not of the route that the navigator of this labyrinth is going to traverse, is defined by the person, without impositions. Thus, it is possible recover, by hypermedia, the interdisciplinary process between infantile text reading and historical art knowledge, liberating the student, to deepen in his/her readings, if it is verbal or visual.
Words-key: art, hypermedia, labyrinth, exploration, mythology.

Autores

Guiomar Josefina Biondo. Fábio Cardoso Rafael J. Geraldo

Baixe o Arquivo Completo