Revista Educação Gráfica

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JOGOS TIPOGRÁFICOS: O RECONHECIMENTO DA LETRA POR DISCENTES DA TERCEIRA IDADE / TYPOGRAPHIC GAMES: LETTER RECOGNITION BY THIRD AGE DISCENTS

 

Resumo

O presente artigo apresenta uma das etapas da pesquisa cujo objetivo é identificar características anatômicas tipográficas que facilitem o reconhecimento de letras por discentes da terceira idade. Tal etapa refere-se à criação e validação de jogos tipográficos como método para a coleta de dados da pesquisa. Para isso, foram coletados 07 materiais didáticos da Universidade Integrada da Terceira Idade – UNITI, e posteriormente foi realizada uma análise tipográfica e selecionados aqueles tipos mais usados nestes artefatos para serem testados na pesquisa, assim, agrupou-os em Serifados, Sem Serifa e Manuscritos. Para a definição das palavras, letras e imagens usadas nos jogos, utilizou-se o arquétipo tipográfico apresentado por Buggy (2018) e o estudo de Tinker (1969) comentado por Morgado (2015). Com a concepção dos jogos, partiu-se para a produção e impressão do material gráfico. Por fim, a etapa de refinamento, onde foram realizados dois pré-testes, um no Brasil e outro em Portugal. Os resultados apresentados referem-se às correções de jogabilidade e dificuldades de compreensão das participantes para com os jogos, além de permitir ter a dimensão do tempo de realização dos jogos e identificar os erros iniciais.

Palavras-chave: jogos tipográficos; terceira idade; materiais didáticos; tipografia; educação

 

Abstract

This paper presents one of the research stages whose objective is to identify anatomical typographic characteristics that facilitate the recognition of letters by students of the third age. This stage refers to the creation and validation of typographic games as a method for collecting research data. For this, 7 didactic materials were collected from the Integrated University of the Third Age – UNITI, and later a typographic analysis was carried out and those types most used in these artifacts were selected to be tested in the research, thus, grouped them in Serifados, Sem Serifa and Manuscripts . To define the words, letters and images used in the games, the typographic archetype presented by Buggy (2018) and the study by Tinker (1969) commented by Morgado (2015) were used. With the design of the games, we started to produce and print graphic material. Finally, the refinement stage, where two pre-tests were carried out, one in Brazil and the other in Portugal. The results presented refer to the gameplay corrections and the participants’ difficulties in understanding the games, in addition to allowing for the dimension of the time the games were played and identifying the initial errors.

Keywords: typographic games; elderly; didact materials; typographic; education

Autores

Arthur José Silva Marques, Lívia Flávia de Albuquerque Campos e Cassia Cordeiro Furtado

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