Revista Educação Gráfica

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INTENCIONALIDADE E INDETERMINAÇÃO INTERPRETATIVA NO DESIGN DE PRODUTO

Resumo

Este artigo tenta identificar o que pode significar alguns textos escolhidos de Barthes, Derrida e Flusser para a teoria do design. Estes textos/autores a princípio estão associados à linguística, mas é importante frisar que esta é aqui entendida como uma teoria da comunicação. O contexto pós-estruturalista destes autores aponta como uma obra depende da comunidade de “falantes” daquela linguagem. Ou seja, depende não só de quem constrói o discurso como também do público-alvo ao qual se destina essa produção. De modo que o significado não existiria na obra em si, mas seria uma reconstrução, talvez até co-criação posterior por parte do público. Mas, afirmar que a obra não apresenta significado em si mesma não é afirmar que ela não significa ou que não tem valor. É afirmar que este significado e este valor são uma construção comunitária. Neste contexto é interessante questionar até que ponto o criador desses objetos se coloca no lugar do público-alvo. Apesar de instável e múltiplo, o senso comum engendrado no seio dessa rede de inter-relações, a que se dá o nome de comunidade ou campo cultural, seria a base onde as ideias são construídas e reconstruídas, configuradas e reconfiguradas. Portanto o diálogo se faz necessário.

Palavras-chave: design; semiologia; criação.

 

Abstract

Starting with studies related to poststructuralism, specially Barthes and Derrida, where linguistics can be understood as a theory of aesthetical communication, this paper tries to demonstrate how the meaning of a cultural object, that could be of art, design, architecture, music, theatre or any other area of knowledge and expression, depends of their community of “speakers”. It depends not only of the author of the discourse as well as the targeted public of this production. This way, the meaning would not be a characteristic of the work itself, but a re-construction a posteriori by the reader, almost always under the influence of the specialized criticism. In this scenario it is interesting to ask how much the designer thinks on his public. Has the creator the domain of communication technics and are this technics really efficient? But to say that a work has no meaning on itself does not mean that it has not value and that it does not mean anything. It is, to affirm that the meaning and value are communitarian. This responsible community would be the basis where the ideas are generated, re-generated, configured and re-configured.

Keywords: design; semiology, creation.

 

 

Autores

Haroldo Coltri Eguchi e Olimpio José Pinheiro

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