Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

INTEGRANDO AS GEOMETRIAS E A ARTE ATRAVÉS DA HIPERMÍDIA.

RESUMO
A Geometria, como parte constituinte da Matemática, tem o papel do trato das relações espaciais e como tal, vem ocupando a inteligência humana desde a origem da história escrita da humanidade. Sua importância, portanto, é inquestionável, tanto do ponto de vista da aplicação prática quanto do papel instrumental na organização do pensamento lógico. Desde as primeiras manifestações, na forma de geometria demonstrativa, inaugurada pelos antigos gregos, até a sua libertação pelo caminho das não-euclidianas, a Geometria tem evoluído consideravelmente e contribuído para os avanços não só da Matemática, mas da ciência e da tecnologia. Os métodos empregados para o ensino da Geometria são, historicamente, de um rigoroso formalismo, responsável inclusive pela aversão a ela, desenvolvida em boa parte dos aprendizes. Esta pequena reflexão mostra a importância que um eficaz processo de ensino-aprendizagem tem na formação de uma consistente base de conhecimento geométrico. Este é o principal enfoque deste trabalho que propõe uma alternativa ao sistema convencional de ensino, nessa área de conhecimento, mediante uma abordagem integrada de todas as geometrias e mediante o emprego de novas tecnologias tanto pedagógicas quanto de informática.
Palavras-chave: Hipermídia, Geometria, Ensino-aprendizagem.

ABSTRACT
Geometry, as a constituent part of Mathematics, has the role of dealing with spatial relationships and, as such, has occupied the human intellect since the beginning of humanity’s written history.  Its importance, therefore, is unquestionable, from both the practical application point of view and the instrumental role of organizing logical thought.  Since its first manifestations, in the form of demonstrative geometry, initiated by the ancient Greeks, until its liberation through non-Euclidean paths, Geometry has evolved considerably and has contributed towards the progress of not only Mathematics, but also science and technology.  The methods employed in the teaching of Geometry are, historically, rigorously formal, being responsible for the aversion towards it developed by most students.  This small consideration shows the importance of an effective teaching-learning process in forming a solid foundation of geometric knowledge.  This is the main focus of this work, which proposes an alternative system for the conventional teaching in this area of knowledge by means of an integrated approach of all the geometries and through the use of new technologies in both pedagogy and computer sciences.
Keywords: Hypermedia, Geometry, and Teaching-learning.

 

Autores

Vânia Ribas Ulbricht Tarcísio Vanzin Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo Cláudio Luiz Ferreira

Baixe o Arquivo Completo