Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

INSTRUMENTAL SEMIÓTICO PARA ANÁLISES POLÍTICO-VISUAIS: O SÍMBOLO “CARACOL” NO MOVIMENTO ZAPATISTA / SEMIOTIC INSTRUMENTAL FOR POLITICAL-VISUAL ANALYSIS: THE SYMBOL “SNAIL” IN THE ZAPATISTA MOVEMENT

Resumo

O instrumental semiótico para análises visuais, normalmente, abrange o potencial do signo imagético representar múltiplas instâncias da significação circunscrevendo aspectos ideológicos, políticos e sociais. No entanto, categorias próprias do campo sociopolítico, por vezes, aparentam ser estranhas à semiótica de Charles Sanders Peirce. O intuito desse artigo, portanto, é aproximar o pensamento peirceano – a semiose, a abdução, a primeiridade, secundidade e terceiridade – ao universo da disputa ideológica e das formações sociais, num duplo sentido: (1) análises de imagens que conduzam a argumentações no contexto político-ideológico e (2) análises político-ideológicas traduzidas em imagens, em diagramas semióticos. Essa aproximação teórica é exemplificada a partir da representação do caracol no contexto do Movimento Zapatista e da cultura indígena mexicana. O caracol apresenta-se como símbolo expressando-se em múltiplas dimensões: como instância política (as Juntas de Bom Governo), como representação visual em murais e livros, além da própria concha servir de instrumento sonoro ritualístico. Tendo como eixo o signo “caracol”, a análise investiga o zapatismo a partir do instrumental teórico de Peirce associado a categorias como consenso e hegemonia de Gramsci.

Palavras-chave: semiótica; política; ideologia; zapatismo; visual; caracol.

 

Abstract

The semiotic instrumental approach for visual analysis usually includes the potential of the imagetic sign to represent multiple instances of meaning by circumscribing ideological, political, and social factors However, specific categories of the socio-political field often seem alien to the semiotics of Charles Sanders Peirce. Therefore, the aim of this paper is to bridge the gap between thought according to Peirce, namely semiosis, abduction, firstness, secondness, and thirdness, and the universe of ideological dispute and social formations, in a double sense, namely (1) analysis of images that lead to argumentations in the political-ideological context and (2) political-ideological analysis translated into images, in semiotic diagrams. This theoretical approximation is exemplified in the representation of the snail in the context of the Zapatista movement and Mexican indigenous culture. The snail is presented as a symbol expressed in multiple dimensions: as a political instance (the Juntas de Buen Gobierno), as a visual representation in murals and books, and as the shell itself, serving as a ritualistic sound instrument. Based on the sign of the “snail”, this analysis investigates Zapatism from the theoretical instrumental approach of Peirce associated with categories such as consensus and Gramsci’s theory of hegemony.

Keywords: semiotics; policy; ideology; zapatism; visual; snail.

Autores

Pedro Faria Sarmento

Baixe o Arquivo Completo