Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

INFOGRAFIA DIGITAL: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DAS NARRATIVAS DIGITAIS E NOVAS MÍDIAS / INFOGRAPHIC DIGITAL: AN ANALYSIS FROM THE PERSPECTIVE OF DIGITAL STORYTELLING AND NEW MEDIA

Resumo

A presente pesquisa visa discutir os fatores relacionados à mídia digital que podem apontar a infografia como um produto digital. Para isso realiza a análise de uma infografia digital do jornal New York Times, premiada pelo Malofiej – um dos maiores concursos de jornalismo visual do mundo. Este material é descrito e a pesquisa transcorre com a apresentação de alguns conceitos como narrativas digitais, novas mídias e design de informação. A análise da infografia digital online é feita com base na taxonomia desenvolvida por Nora Paul (2010) a qual apresenta cinco características próprias das narrativas digitais. As discussões geradas a partir dos dados obtidos apontam fatores que contribuem para a identificação de uma infografia como um produto digital. Como sugestão para trabalhos futuros, percebeu-se que há a possibilidade de composição de recomendações para o desenvolvimento de um produto digital que faça uso efetivo dos recursos digitais disponíveis.

Palavras-chave: design gráfico; infográfico digital; narrativas digitais; mídia digital, visualização de dados.

 

Abstract

This research discusses about the factors related to digital media that can point the infographics as a digital product. It carries out the analysis of a digital newspaper infographics New York Times, awarded by Malofiej, which is one of the largest visual journalism competitions in the world. This material is described and the research takes place with the presentation of some concepts how digital storytelling, New Media and information design. Analysis of online digital infographic is based on the taxonomy developed by Nora Paul (2010), which presents five characteristics of digital storytelling. The discussions generated from the data obtained indicate factors that contribute to the identification of an online computer graphics as a digital product. As a suggestion to future work, it was realized that there is the possibility of composition recommendations for the development of a digital product that makes effective use of available digital resources.

Keywords: graphic design, digital infographic, digital storytelling, digital media, data visualization.

Autores

Luciano Adorno, Bruna Reginato, Berenice Gonçalves e Gilson Braviano

Baixe o Arquivo Completo