Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

IMPRESSÕES SUBJETIVAS NA INTERAÇÃO HUMANO-PRODUTO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AZULEJOS HISTÓRICOS E A CEGUEIRA BOTÂNICA / SUBJECTIVE IMPRESSIONS IN HUMAN-PRODUCT INTERACTION: A CASE STUDY ON HISTORIC TILES AND PLANT BLINDNESS

 

Resumo

São Luís possui um rico acervo de azulejos nas fachadas dos casarões do Centro Histórico. Dentre os modelos, muitos têm estampas de elementos florais e folhagens. No entanto, esses padrões fitomórficos pouco são percebidos e valorizados pelas pessoas, característica conhecida como “cegueira botânica”. O estudo da cognição humana busca compreender como nossas habilidades perceptivas funcionam e respondem a estímulos, buscando entender como um ambiente pode afetar a nossa mente. Essas habilidades são uma combinação de aptidões, experiências, reconhecimento de padrões, atenção, memória, capacidade de classificar informações, entre outros. Pretendeu-se estudar a percepção de moradores de São Luís quanto ao reconhecimento de padrões existentes em alguns azulejos do Centro Histórico, especificamente aqueles com temática botânica, a fim de analisar a relação entre a memória e as preferências na relação humano-produto. Foi utilizado o modelo conceitual de Impressões Subjetivas na Interação Humano-Produto (SIHPI) (AGOST; VERGARA, 2010). Os resultados apontam que alguns padrões são mais facilmente identificáveis, entre eles, os azulejos com elementos fitomórficos estilizados, por se fazerem presentes em maior quantidade, variedade e números de fachadas, tais azulejos foram classificados como os que mais evocam impressões subjetivas positivas como bem-estar, delicadeza, sofisticação, atração, beleza e interesse.

Palavras-chave: azulejos; cegueira botânica; cognição; percepção.

 

Abstract

São Luís, Maranhão state, has a rich collection of Portuguese tiles on the facades of the mansions in the Historic Center. Many of these tiles have floral and foliage elements. However, these phytomorphic patterns are little noticed and valued by people, a characteristic known as “plant blindness”. The study of human cognition seeks to understand how our perceptual abilities work and respond to stimuli, seeking to understand how an environment can affect our mind. These skills are a combination of aptitudes, experiences, pattern recognition, attention, memory, and the ability to classify information, among others. It is intended to study the perception of residents of São Luís regarding the recognition of existing patterns in some tiles in the Historic Center, specifically those with botanical themes, to analyze the relationship between memory and preferences in the human-product relationship. The conceptual model of Subjective Impressions in Human-Product Interaction (SIHPI) was used (AGOST; VERGARA, 2010). The results show that some patterns are more easily identifiable, among them, the stylized phytomorphic tiles, because they are present in greater quantity, variety, and numbers of facades, such tiles were classified as the ones that most transmit positive characteristics such as well-being, delicacy, sophistication, attraction, beauty, and interest.

Keywords: tiles; plant-blindness; cognition; perception.

Autores

Susana Santos dos Dominici, Lívia Flávia de Albuquerque Campos, Fabiane Rodrigues Fernandes e Lucas Cardoso Marinho

Baixe o Arquivo Completo