Revista Educação Gráfica

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IMAGENS ACESSÍVEIS PARA LIVROS DIDÁTICOS DIGITAIS: RECOMENDAÇÕES AOS DESIGNERS / ACCESSIBLE IMAGES FOR DIGITAL BOOKS: RECOMMENDATIONS FOR DESIGNERS

 

Resumo

Em instituições públicas de ensino, a diversidade é uma realidade e os designers que queiram trabalhar no meio acadêmico devem estar preparados para produzir materiais acessíveis ao maior número possível de alunos. Priorizando os conteúdos imagéticos em uma abordagem qualitativa, essa pesquisa de mestrado analisou a percepção dos estudantes com deficiência visual e designers quanto às imagens em livros impressos tradicionais para elaborar recomendações acessíveis para livros didáticos digitais. Como um estudo de caso único, a pesquisa se deu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e a abordagem aos entrevistados da instituição foi feita por meio de roteiros semiestruturados. Os resultados apontam falhas gráficas geradas pelo conhecimento superficial dos designers quanto a práticas inclusivas tanto quanto indica a disposição dos profissionais em capacitarem-se para oferecer as imagens que os alunos desejam. Logo, conclui-se que é preciso estabelecer um canal de comunicação para que as recomendações dos alunos sejam ouvidas e conscientemente desenvolvidas pelos designers, de modo a gerar imagens acessíveis em livros didáticos digitais.

Palavras-chave: design inclusivo; tecnologia assistiva; livro didático; imagem.

 

Abstract

In public educational institutions, diversity is a reality and designers who want to work in academia must be prepared to produce materials accessible to as many students as possible. Prioritizing imagery content in a qualitative approach, this master’s research analyzed the perception of visually impaired students and designers regarding images in traditional printed books to develop accessible recommendations for digital textbooks. As a unique case study, the research took place at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espírito Santo (Ifes) and the approach to the interviewees of the institution was made through semi-structured scripts. The results point to graphic flaws generated by designers’ superficial knowledge of inclusive practices as well as the willingness of professionals to be able to offer the images students want. Therefore, it is concluded that it is necessary to establish a communication channel so that students’ recommendations are heard and consciously developed by designers, in order to generate accessible images in digital textbooks.

Keywords: inclusive design; assistive technology; didactic book; image.

Autores

Giovana Dewes Munari e Edson José Carpintero Rezende

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