Revista Educação Gráfica

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Imagem de síntese: paradigmas, paradoxo

Resumo
No contexto da teoria da Imagem de Síntese, “Representação” versus “Simulação” é mais que uma discussão centrada na terminologia e oposição de conceitos. Neste artigo a validade do uso do termo simulação será debatida, no contexto do que pode ser chamado Modelo Fotocêntrico conduz à criação da oposição de conceitos “Simulação versus Representação”, detonando a presença prévia de um objeto de referência tangível. Este Modelo (Fotocêntrico), historicamente datado, conduz à visão distorcida das outras Ordens (Modelos, Paradigmas) da produção imagética – do Pictórico, Sintético ou Infográfico – a partir do seu próprio e distinto ponto de vista.
Palavras chaves: Imagem de síntese, Infografia, Foto-Cine-Vídeo, Pintura, Semiótica, Ciências Cognitivas.

Abstract
In the context of the theory of the Image of Synthesis, “Representation” versus “Simulation” is more than a discussion centred on terminology and opposing concepts. In this article the validity of the use of the term “simulation” will be debated, being based in what might be called the Photocentric Model (Order, Paradigm) of Representation. The logic of the (Photocentric) Model leads to the creation of the concept “Simulation versus Representation”, denoting the prior absence of a tangible object. This (photocentric) Model, historically dated , leads to the distorted vision of other Orders (Models, Paradigms) of imagetic production – Pictorial, Synthetic or Infographic – from its own special point of view.
Keywords: Image of Synthesis, Computer Graphic, Photography-Cinema-Vídeo, Painting, Semiotics, Cognitive Sciences.

Autores

Olympio Pinheiro

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