Revista Educação Gráfica

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IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DO PADRÃO RELACIONAL DOS ELEMENTOS DO DESIGN EM REVISTAS DIGITAIS / IDENTIFICATION AND ANALYSIS OF THE RELATIONAL PATTERN OF DESIGN ELEMENTS IN DIGITAL JOURNALS

Resumo

O advento da plataforma digital fez surgir uma nova forma de narrativa no campo da comunicação. Por conseguinte, emerge uma relação de leitura, antes baseada no conteúdo visual e textual estático, para formas inovadoras do universo de revistas digitais. As relações com o leitor se multiplicam em uma experiência multissensorial, que une a visão, a audição, mais a inédita experiência tátil de manusear informações nas telas de dispositivos móveis sensíveis ao toque. Nesse enfoque, a revista digital atinge públicos variados, que podem ser separados por diferentes propostas editoriais, definindo o perfil da revista. Assume importância os elementos gráficos do design na formação da identidade editorial. Nesse alinhamento, a pesquisa objetiva identificar o padrão relacional dos elementos do design e como os mesmos contribuem para a construção da identidade visual em revistas digitais. Como conclusão desta dissertação, infere-se que o padrão relacional dos elementos do design em revistas digitais de consumo apresentam um perfil editorial que adere às características dos padrões arquetípicos matriarcais, patriarcais e de alteridade.

Palavras-chave: design gráfico; perspectiva interdisciplinar; relação arquetípica; pedagogia simbólica junguiana.

 

Abstract

The digital platform brought a new form of narrative in the communication field. Therefore, a reading relationship emerges. It was before based on a static visual and textual content and became innovative ways of the digital magazines universe, characterized by the incorporation of dynamic elements such as audio, video and interactive infographics. The connection with the reader is multiplied in a multisensory experience that unites the vision, hearing, and the unprecedented tactile experience of handling information on touch screens of mobile devices. On this approach, the digital magazine reaches diverse audiences that can be separated by different editorial proposals, defining the magazine profile. The graphical design elements are important to shape the editorial identity. In this alignment, the study attempts to identify the relational pattern of the design elements and how they contribute to the construction of the visual identity in digital magazines. As a conclusion of this thesis, it is deduced that the relational pattern of the design elements in digital consumer magazines, presents an editorial profile that adheres to the characteristics of matriarchal, patriarchal and otherness archetypal patterns.

Keywords: graphic design; interdisciplinary perspective; archetypal relationship; jungian symbolic pedagogy.

 

Autores

João Rocha Raposo e Rosane de Fátima Antunes Obregon

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