Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

HISTÓRIA DE VIDA NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO GRÁFICA

Resumo
A Representação Gráfica tem lugar de destaque na história das sociedades desde tempos remotos. Nos diferentes contextos culturais esta área de conhecimento e da comunicação humana criou objetos e mediou saberes próprios, possibilitando avanços em diferentes áreas. Possibilitar o acesso a tais saberes bem como à sua potencialidade na sociedade contemporânea é o propósito da Educação Gráfica. Todavia, em se tratando de ensino há que se considerar a dimensão pedagógica e suas especificidades, aqui relativas à Educação Básica. Este trabalho aborda uma pesquisa que focaliza uma metodologia de aprendizagem que tem por princípio a significação contextual (MADRUGA, 1996; HOFFMAN). Nela, o contexto é a própria escola e as histórias de vida de seus sujeitos. Os relatos de suas relações afetivas nos diversos espaços e tempos da vivência escolar expressam olhares sobre a Instituição (RIZZINI, 1999) e criações de representações dos referidos espaços, cujas elaborações passam por saberes específicos da área gráfica. O texto descreve o contexto de onde o projeto emerge, o referencial teórico, a metodologia, os resultados da pesquisa e os produtos decorrentes. Nas considerações finais, aponta para a necessidade de alargar a concepção sobre linguagem e conhecimento, buscando novos sentidos para a formação escolar básica.
Palavras-chave: Linguagem visual, Educação gráfica, Educação básica.

Abstract
The Graphic Representation has a prominence role in the history of the societies since remote times. In the different cultural contexts, this knowledge area and of the human communication created objects and mediated particular kinds of knowledge, making possible progress in different areas. Making possible the access to such kinds of knowledge as well as to its potentiality in the contemporary society is the purpose of the Graphic Education. Though, when it comes to teaching one has to consider the pedagogic dimension and their specificities, here relative to the Basic Education. This work approaches a research that focuses on a learning methodology whose principle is the significance of the contexts (MADRUGA, 1996; HOFFMAN). In it, the context is the school itself and the histories of life of their subjects. The reports of their love relationships in the several spaces and times of the school existence express glances about the Institution (RIZZINI, 1999) and creations of representations of the referred spaces, whose elaborations pass through specific kinds of knowledge of the graphic area. The text describes the context from where the project emerges, the theoretical reference, the methodology, the results of the research and the derived products. In the final considerations, emphasizes the need of enlarging the conception on language and knowledge, looking for new senses for the basic school formation.
Key Words: Visual Language, Graphics Education, Basic Teaching.

Autores

Esequiel Rodrigues Oliveira

Baixe o Arquivo Completo