Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

HIPGNOSIS: A REVOLUÇÃO CONTRACULTURAL E O DESIGN DE CAPAS DA BANDA PINK FLOYD (1968 – 1973) / HIPGNOSIS: THE COUNTERCULTURE REVOLUTION AND THE ALBUM COVER DESIGN FOR THE BAND PINK FLOYD (1968-1973)

 

Resumo

O presente artigo tem como objeto de estudo o design de álbuns musicais elaborados pelo estúdio de design Hipgnosis, para a banda Pink Floyd – do ano de 1967 a 1973 – de modo a estabelecer uma relação entre a produção musical da banda e a produção gráfica das capas, com ênfase em uma contextualização histórica. A partir do estudo do contexto em que a banda Pink Floyd surgiu, tanto no âmbito sócio-político – em meio ao movimento contracultural da década de 1960 –  quanto nas artes e no design, juntamente com a análise das capas criadas pelo estúdio Hipgnosis, foi possível entender as referências e ideais trabalhados, apresentando conceitos, técnicas e ferramentas utilizadas pelos designers Aubrey Powell e Storm Thorgerson na criação de capas de álbuns internacionalmente reconhecidas até os dias atuais. Como resultado, através das informações que foram organizadas, como resultado, concluiu-se que é possível, traçar relações históricas importantes entre o conteúdo visual das capas e a produção musical dos seus respectivos álbuns, considerando o contexto estético e ideológico da contracultura na década de 1960.

Palavras-chave: design; capas de álbuns; Pink Floyd; hipgnosis; contracultura.

 

Abstract

The present article has as object of study the design of musical albums elaborated by the design studio Hipgnosis, for the band Pink Floyd – from the year 1967 to 1973 – in order to establish a connexion between the band’s musical production and the graphic production of the covers, with an emphasis on historical contextualization. From the study of the context in which the band Pink Floyd emerged, both in the socio-political sphere –  amid the countercultural movement of the 1960s – as well as in the arts and design, along with the analysis of the covers created by the Hipgnosis studio  it was possible to understand the references and ideals used, presenting concepts, techniques and tools used by the designers Aubrey Powell and Storm Thorgerson to create internationally recognized album covers to this day. As a result, through the information that was organized, it was concluded that it is possible to trace an important historical connexion between the visual content of the covers and the musical production of their respective albums, considering the aesthetic and ideological context of the counterculture in the 1960s.

Keywords: design; album covers; Pink Floyd; hipgnosis; counterculture.

 

Autores

Rafaela Medeiros Couto e Paula Garcia Lima

Baixe o Arquivo Completo