Revista Educação Gráfica

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HIPERLIVROS EM TABLETS: UM DESIGN VÁLIDO PARA A EDUCAÇÃO

Resumo

Os hiperlivros em tablets podem ser valiosos recursos educacionais, pois são uma proposta inovadora para o design de livros didáticos. Os hiperlivros superam antigas limitações dos livros impressos, tais como a possibilidade de atualizar o conteúdo, a visualidade ampliada, interatividade e acessibilidade. Estes aspectos, portanto, qualificam os hiperlivros como a tecnologia mais moderna no desenvolvimento de livros didáticos. O tablet é uma inovação tecnológica que altera as atuais bases produtivas e competitivas do mercado de livros: gráficas, produtores de papel, fornecedores de maquinas gráficas, distribuidores, atacadistas e livreiros, não são mais úteis na nova realidade digital. O autor indica a necessidade de se pôr designers e autores trabalhando juntos, e não de forma compartimentada e especializada, pois a falta de diálogo entre esses profissionais põe em risco a qualidade dos hiperlivros didáticos. Por fim, a pesquisa evidencia a limitação dos atuais métodos de design editorial, alicerçados nos métodos lineares de primeira geração. Indica-se, então, o design thinking como abordagem metodológica para o design de hiperlivros, por este oportunizar a exploração técnica e a iteração entre as etapas do projeto.

Palavras-chave: hiperlivros; tablets; pesquisa baseada na prática; educação tecnológica; design thinking.

 

Abstract

Hyperbooks in tablets can be a rich educational resource because they are an innovative design for textbooks. Hyperbooks overcome old limitations of printed books, such as the hability of updating their content, enriched visuality, interactivity and accessibility. Therefore, these characteristics qualify hyperbooks as the most up-to-date technology for textbooks development. Tablets are a technological innovation that changed the current productive and competitive basis of the book market: printing houses, paper producers, graphic machine manufacturers, distributors, wholesalers and booksellers, are no longer useful in the new digital reality. The author suggest the necessity of putting designers and writers working together, rather than in a compartmentalized and specialized way, because the lack of dialogue between these professionals jeopardizes de quality of digital textbooks. Finally, the research highlights the limitations of current graphic design methods, grounded in first generation linear methods. He indicates design thinking as a methodological approach for the design of hyperbooks, because it favors the technical exploration and iteration between project phases.

Keywords: hyperbooks; tablets; practice based research; technology education; design thinking.

 

Autores

Marcos Antonio de Lima Filho

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