Resumo
Este artigo tem o propósito de apresentar o Projeto Botuafrica e o grafismo gerado pelo processo de estamparia em estêncil. Abordaremos a questão da valorização da estética afro-brasileira através da produção de símbolos criados pelos participantes do projeto e a moda como articuladora e veículo de inserção social no contexto do município de Botucatu – interior do Estado de São Paulo. O estudo propõe uma reflexão sobre a atuação dos profissionais responsáveis pelo ensino das técnicas e formação de conceitos ao buscarem a valorização da criação e da produção de moda local. Também propõe verificar as implicações do ato de desenhar, estampar e vestir o grafismo criado pelos grupos afrodescendentes. O material utilizado para esta pesquisa, fotos e desenhos foram coletados pelo Instituto Botucatu durante a execução do projeto, entre 2010 e 2012. Um esclarecimento quanto ao nome Botuafrica.
Palavras-chave: grafismo, estamparia, estêncil, cultura afro-brasileira.
Abstract
This article aims to present the Botuafrica Project and graphism generated by the stencil printing process. We will address the issue of valuing African-Brazilian aesthetics by producing symbols created by the participants of the project and fashion as a vehicle for social inclusion in the context of Botucatu Municipality of state of São Paulo. The study proposes a reflection on the work of professionals that contributed on practices of technical and concept development in order to promote the creation of local fashion and production. This research will verify the implications of act of drawing, printing and wearing the textiles designed by the participants of the project. Botucatu Institute collected and archived photos and drawings during the project between years 2010 and 2012 and provided this material for this research.
Keywords: graphism; stencil printing; African Brazilian culture
Autores
Silvia Sasaoka e Marizilda dos Santos Menezes
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