Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

GEOMETRIA DINÂMICA COMO CATALISADORA DO PROCESSO CRIATIVO NA COMUNICAÇÃO VISUAL

Resumo
Diversas potencialidades da Geometria Dinâmica têm sido estudadas nos campos da educação e da construção de figuras geométricas, entretanto, ainda são poucos os estudos que lidam com o seu aspecto estimulador da cognição humana. Tendo em vista a abordagem qualitativa dos novos métodos de estímulo à solução criativa de problemas, percebe-se a Geometria Dinâmica como um excelente meio pelo qual tais métodos podem ser aplicados, para catalisar seus resultados. Este artigo, além de apresentar os fundamentos da proposta que justifica tal utilização destes softwares gráficos, ilustra um exemplo através de um estudo de caso onde as heurísticas propostas são aplicadas.
Palavras chave: Geometria Dinâmica; Comunicação Visual; Criatividade; Heurísticas.

Abstract
Several Dynamic Geometry potentials have been studied in both educational and geometric representation fields, however there are only a few studies that deal with its stimulating aspect towards human cognition. Considering the qualitative approach of the new stimulative methods for creative problem solving, Dynamic Geometry can be perceived as an excellent way for applying these methods in order to catalyse results. This paper, not only presents the proposal bases that justify the use of this graphic software, but also, shows a study case where the heuristic proposals are .applied.
Key words: Dynamic Geometry; Visual Communication; Creativity; Heuristics.

Autores

Igor Reszka Pinheiro Gilson Braviano

Baixe o Arquivo Completo