Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

 “FUNDAMENTOS DA ARQUITETURA” ON VIRTUAL ENVIRONMENT: STRATEGIES USED TO ADAPT CLASSES / “FUNDAMENTOS DA ARQUITETURA” ON VIRTUAL ENVIRONMENT: STRATEGIES USED TO ADAPT CLASSES

 

Resumo

A pandemia do coronavírus provocou uma série de consequências no sistema educacional. Imediatamente às orientações sanitárias, as universidades tiveram que adotar o ensino remoto e, a depender do perfil do curso e de cada disciplina, se adaptar a uma nova realidade, com desafios tanto para os professores quanto para os alunos. Este artigo busca apresentar as estratégias que empregam recursos visuais e o desenho adotadas pelas disciplinas de Fundamentos da Arquitetura, que integram a grade curricular do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Estadual de Campinas. Nestas disciplinas, que são eminentemente expositivas e teóricas, além do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), foi desenvolvida uma série de atividades complementares, com o objetivo de auxiliar o processo de aprendizagem dos alunos, bem como o engajamento e o fluxo das aulas. Reunindo aulas síncronas, com atividades complementares, que envolvem desde a disponibilização de materiais interativos, até a execução de exercícios de desenho, as disciplinas puderam adaptar-se ao ensino remoto, mesmo com tantos desafios que ainda se estabelecem e que podem superados com novas e futuras estratégias.

Palavras-chave: ensino remoto; tecnologias da informação e comunicação; arquitetura

 

Abstract

The COVID-19 pandemic has provoked a series of consequences in the educational system. Following the health guidelines, universities had to adopt remote teaching and, depending on the profile of the course and each discipline, adapt to a new reality, with challenges for both teachers and students. This article seeks to present the strategies that employ visual resources and drawings adopted by the disciplines of Fundamentos da Arquitetura which are part of the curriculum of the undergraduate course in Architecture and Urbanism at Unicamp. In these disciplines, which are eminently expositive and theoretical, besides the use of Information and Communication Technologies (ICTs), a series of complementary activities were developed, with the purpose of helping the students’ learning process, as well as the engagement and flow of the classes. Bringing together synchronous classes, with complementary activities, which involve everything from the availability of interactive materials to the execution of drawing exercises, the subjects were able to adapt to remote teaching, even with so many challenges that are still established and can be overcome with new and future strategies.

Keywords: remote teaching; information and communication technologies; architecture

 

Autores

Raissa Araujo Rodrigues e Daniel de Carvalho Moreira

Baixe o Arquivo Completo