Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS EGRESSOS DOS CURSOS DE DESENHO INDUSTRIAL DA FACULDADE DE ARQUITETURA, ARTES E COMUNICAÇÃO, E ENGENHARIA DA FACULDADE DE ENGENHARIA DE GUARATINGUETÁ / UNESP

Resumo
A ação sócio-profissional dos egressos de cursos universitários no Brasil tem sido um constante objeto de discussão nos meios organizacionais, uma vez que tais aspectos permitem discutir os processos de formação acadêmica / profissional, e as formas de atuação desse contingente. Considerando que os egressos formados na UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – começam a se destacar profissionalmente na sociedade, e o desconhecimento desse fato gera uma lacuna no planejamento universitário, a abordagem aos alunos egressos pode contribuir para uma constante revisão e avaliação universitária. Este artigo apresenta o mapeamento da visão da formação acadêmica e atividades profissionais pelos discentes egressos dos cursos de graduação em Desenho Industrial da FAAC e Engenharia da FEG, ambos da UNESP. Foram abordados 19 egressos designers e 17 egressos engenheiros. Os procedimentos de coleta de dados considerou ainda o sistema de abordagem de outras universidades, a geração de mail-listing dos sujeitos e a análise estatística descritiva dos resultados. Os resultados apontam que os alunos participam ativamente de suas atividades acadêmicas e extracurriculares, há um quadro satisfatório na formação acadêmica, variabilidade da faixa salarial decorrente das diferentes profissões, entre outras. Pesquisas dessa natureza são importantes na aferição do processo de ensino e na avaliação sistemática dos egressos.
Palavras-chave: egressos, desenho industrial, engenharia, educação

Abstract
The social-professional action of students aggressed from university courses in Brazil has been a constant object of discussion in the organizational media, since such aspects allow the discussion of academic / professional education processes, as well as the ways of action of such contingent. Considering that the aggressed students graduated at UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- begin to stand out professionally in society, and the unawareness of such a fact generates a gap in university planning, the approach to the aggressed students may contribute to a constant university review and evaluation. The present article presents the mapping of the vision of the academic education and professional activities of the students aggressed from UNESP, particularly designers. Nineteen aggressed students from the graduation course of Industrial Design at FAAC and seventeen egresses students from graduation course of Engineering at FEG– UNESP were approached. The method considered the system of approach of other universities, the mail-listing generation of those aggressed students, and the statistical descriptive analysis of the results. The results demonstrate that the students actively participate of internships, there is a satisfactory scene in their academic education, there is a variability of the salary bracket due to professional instability, among other aspects. Researches of such nature are important in gauging the teaching process, and in the systematic evaluation of the aggressed students.
Key words: egresses, industrial design, engineering, education

Autores

José Carlos Plácido da Silva Luis Carlos Paschoarelli Osmar Vicente Rodrigues

Baixe o Arquivo Completo