Revista Educação Gráfica

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FERRAMENTAS GRÁFICAS E ENSINO DE GEOMETRIA DESCRITIVA EM CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO / GRAPHIC TOOLS AND TEACHING OF DESCRIPTIVE GEOMETRY IN ARCHITECTURE AND URBANISM COURSES

Resumo

O ensino de geometria descritiva, em escolas de arquitetura e urbanismo brasileiras, tem se justificado como fundamento geométrico aos processos de concepção, representação e construção da forma. Houve, nos últimos anos, com o surgimento de ferramentas digitais CAD (Computer Aided Design), uma dinâmica de transformação nesses processos, o que demandou modificações no ensino de arquitetura e urbanismo. Essa pesquisa investiga o papel da geometria descritiva nesse contexto. Para este fim aplicou-se um experimento, onde estudantes de arquitetura e urbanismo, com o conhecimento prévio de geometria descritiva e ferramentas analógicas, foram expostos a ferramentas digitais. O experimento durou quatro meses e foi acompanhado por observação, a interpretação dos dados coletados mostrou ser possível se estreitar o diálogo da geometria descritiva com as ferramentas digitais, especialmente quando se amplia sua aplicação, indo além do uso tradicional, que costuma restringi-la à épura e associá-la exclusivamente ao uso de ferramentas gráficas analógicas.

Palavras-chave: geometria descritiva; educação gráfica; ensino de arquitetura; ferramentas CAD; educação do olhar.

 

Abstract

Descriptive geometry is taught in Brazilian Architecture and Urbanism schools as a geometric contribution to the processes of conceiving, representing and constructing form. There have been significant changes in these processes in recent years particularly due to the emergence of CAD (Computer Aided Design) digital tools. The aim of our research is to investigate the role of descriptive geometry in this new context. To this end we conducted an experiment in which students of Architecture and Urbanism, who had prior knowledge of descriptive geometry, were exposed to digital tools, as part of their formal training in graphics on an Architecture and Urbanism undergraduate course. We monitored the experiment over a period of four months and interpreted the collected data.  We concluded that it is possible to improve the dialog of descriptive geometry with digital tools, especially when descriptive geometry applications are extended beyond traditional uses that are usually limited to the dihedral system and associated with analog tools.

Keywords: descriptive geometry; graphic education; architecture education; CAD software; teaching observation.

 

Autores

Raphael Marcone

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