Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E PERCEPÇÃO VISUAL: ANÁLISE DE ABORDAGENS E PROPOSIÇÃO DE UM MODELO UNIFICADO PARA O DESIGN / AESTHETIC EXPERIENCE AND VISUAL PERCEPTION: APPROACHES’ ANALYSIS AND PROPOSITION OF A UNIFIED MODEL FOR DESIGN

Resumo

O estudo apresenta a observação do processamento da experiência estética como potencial recurso para o desenvolvimento de projetos de design emocional. Relacionando experiências sensoriais estabelecidas na interação entre usuário e produto e as respostas emocionais decorrentes desta, analisa três modelos que abordam a questão pelo viés da apreciação de arte. Tais modelos explicitam e desenvolvem-se sobre fatores comuns ao design, permitindo vislumbrar uma aplicação no campo projetual voltado a produtos de consumo. A partir destes, objetiva-se a proposição de um modelo unificado, relacionando a identificação de atributos visuais, seu vínculo com estímulos e atuação dos mesmos enquanto gatilhos para evocar estados afetivos. O desenvolvimento deste modelo visa fornecer uma base teórica sistematizada e objetiva sobre o tema, para facilitar sua aplicação intencional em projetos de design. Apresenta por resultado um modelo organizado em 5 estágios e 2 etapas de processamento, responsáveis pela geração dos outputs.

Palavras-chave: design; design emocional; experiência estética; atributos visuais; modelo unificado.

 

Abstract

This study presents the investigation on aesthetic experience processing as a potential resource to projects’ development centered on emotional design. Seeking out to correlate sensorial experiences established between user and product and the emotional responses arising from these interactions, analyzes three models that approach the aesthetic experience through the lens of art appreciation. Such models showcase and are built on factors commonly associated to design practice, allowing for they possible usage when it comes to projects focused on products. Taking these models as a starting point, the development of an unified model, relating the identification of visual attributes, their connections with stimuli and actuation as affective states’ triggers, is proposed. The development of the model aims to provide a systematic theorical basis to the subject matter, intending to facilitate its deliberate. Presents by result an organization on 5 stages and 2 phases of processing, that generates outputs on phase 3.

Keywords: design; emotional design; aesthetic experience; visual attributes; unified model.

Autores

Andréa de Castro Moreira,  Jocelise Jacques de Jacques e Gabriela Zubaran de Azevedo Pizzato

Baixe o Arquivo Completo