Resumo
Visando testar a aproximação do arquiteto com tecnologias facilitadoras do projeto via computação gráfica, são investigadas possibilidades de transpor elementos da experimentação do lugar para o lançamento da solução projetual. Discutiu-se, aqui, meios de alimentar o processo de projeto arquitetônico, propondo auxiliar arquitetos a projetar ambientes em realidade virtual. O trabalho parte de uma pesquisa de campo caracterizada por observações participantes realizadas no Parque da Luz, em Florianópolis – Santa Catarina, a partir da abordagem fenomenológica. Foram vivenciadas, registradas e interpretadas determinadas qualidades sensoriais do lugar, transpondo estratégias em ambiente de realidade virtual com equipamentos de baixo custo. No experimento, observou-se que a análise sensível do lugar pode auxiliar no processo de projeto em arquitetura, ao contribuir para a criação de um ambiente virtual que simule a realidade, agregando respostas aos aspectos sensoriais em condições controladas. Contudo, mesmo avançando em se aproximar do real, persiste uma simulação que requer mais experimentos que poderão aprimorar e avançar nesta área. Este ensaio apresenta uma experiência que pode contribuir para o aprimoramento da prática de estudantes, profissionais e pesquisadores.
Palavras-chave: processo de projeto; realidade virtual; abordagem fenomenológica.
Abstract
Aiming to test the approach of the architect with enabling technologies of the project via computer graphics, possibilities of transposing elements of the experimentation of the place for the launch of the design solution are investigated. It was discussed, here, ways of feeding the process of architectural design, proposing to help architects to design environments in virtual reality. The work starts from a field research characterized by participant observations made at Parque da Luz, in Florianópolis – Santa Catarina, from the phenomenological approach. Certain sensory qualities of the place were experienced, recorded and interpreted, transposing strategies in a virtual reality environment with low-cost equipment. In the experiment, it was observed that the sensitive analysis of the place can assist in the design process in architecture, by contributing to the creation of a virtual environment that simulates reality, aggregating responses to sensory aspects under controlled conditions. However, even moving closer to the real, a simulation persists that requires more experiments that can improve and advance in this area. This essay presents an experience that can contribute to the improvement of the practice of students, professionals and researchers.
Keywords: design process; virtual reality; phenomenological approach.
Autores
Leonardo de Oliveira Brito, Pedro Oscar Pizzetti Mariano, Carolina Oliveira da Silva, Regiane Trevisan Pupo e Maristela Moraes de Almeida
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