Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

ESTRUTURAÇÃO DE UM AMBIENTE HIPERMÍDIA NAS DISCIPLINAS DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICA NOS CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO

Resumo
Objetivamos propor neste estudo, a estruturação de um sistema de ambiente hipermídia com a construção do conhecimento, nas disciplinas de ensino de representação gráfica, especificamente nos cursos de graduação de Arquitetura e Urbanismo, procurando evidenciar como alunos e/ou professores podem atuar como sujeitos ativos em um processo de ensino e aprendizagem, tanto em ações individuais como coletivas. O estudo de aplicação da pesquisa terá como base à teoria de assimilação cognitiva de Jean Piaget, conceito fundamental no entendimento da aprendizagem como processo ativo e postura responsável do estudante frente ao ensino. O estudo visa propor a elaboração de um sistema de ambiente hipermídia, possibilitando não só a exploração, a descoberta e a criação de informações digitais, em um computador ou em uma rede de computadores – Internet e/ou Intranet – mas principalmente a organização de um conjunto de informações em uma rede hipertextual descrita, classificada e indexada em consonância com a estrutura cognitiva do estudante. Nossa proposta visa, argumentar que a estruturação de um sistema de ambiente hipermídia educacional elaborado com esse e outros documentos digitais poderia facilitar sua interface e permanência nas atividades educacionais das disciplinas de representação gráfica dos cursos de graduação de Arquitetura e Urbanismo.
Palavras-chave: Sistema de ambiente hipermídia, Ensino de representação gráfica, Arquitetura e Urbanismo.

Abstract
We objectify to consider in this study, the structure of a hypermedia environment system with the construction of the knowledge, in you discipline them of education of graphical representation, specifically in the courses of graduation of Architecture and Urbanism, looking for to evidence as pupils and/or professors can act as active citizens in education process and learning, as much in individual actions as collective. The study of application of the research it will have as base to the theory of cognitive assimilation of Jean Piaget, basic concept in the agreement of the learning as active process and responsible position of the student front to education. The study it aims at to consider the elaboration of a hypermedia environment system, making possible not only the exploration, the discovery and the creation of digital information, in a computer or a computer network – Internet and/or Intranet – but mainly the organization of a set of information in a described, classified and index hypertext net in accord with the cognitive structure of the student. Our proposal aims at, to argue that the structure of educational hypermedia an environment system elaborated with this and other digital documents could facilitate its interface and permanency in the educational activities of them you discipline of graphical representation of the courses of graduation of Architecture and Urbanism.
Keywords: Hypermedia system of environment, Educational of graphical representation, Architecture and Urbanism.

Autores

Samir H. T. Gomes

Baixe o Arquivo Completo