Revista Educação Gráfica

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ERROS HUMANOS EM AMBIENTES HIPERMIDIÁTICOS PARA O APRENDIZADO DA GEOMETRIA

Resumo
Este artigo tem por origem a pesquisa que resultou na tese de doutorado denominada “TEHCO: Modelo de Ambiente Hipermídia de Aprendizagem com Tratamento de Erros, baseado em habilidades Cognitivas”, pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. A abordagem do trabalho é a da aprendizagem de Geometria em ambientes mediados por tecnologia. Para isso, foram analisados diversos softwares educacionais voltados ao aprendizado de Geometria, onde foi possível verificar que em nenhum deles o tratamento dos erros cometidos pelos alunos durante a aprendizagem, é feito com base nos níveis de habilidades cognitivas envolvidos. O tratamento dos erros, quando acontece, se dá através de bibliotecas fornecidas pelos especialistas autores do conteúdo. O desafio do modelo TEHCO (Vanzin, 2005) foi o de focalizar o tema sob a ótica de uma taxionomia de erros humanos sustentada pela Psicologia Cognitiva. Mais especificamente consiste na adaptação do Modelo GEMS de Reason (2002) aos processos de aprendizagem. O modelo busca identificar as insuficiências de aprendizagem do aluno e direcioná-lo, quando incorrer em erro, a um conteúdo pedagógico suplementar mais adequado ao seu caso. As verificações de aprendizado, sem caráter avaliativo, despenalizam os deslizes e lapsos, porque não são conseqüentes da falta de conhecimento, e diferenciam os erros em dois tipos, aqueles devidos a ausência de conhecimento e aqueles que ocorrem em função da não observância de regras conhecidas.
Palavras chave: Hipermídia, aprendizagem, geometria, Erros humanos.

Abstract
This paper is based upon the research that resulted in the Doctor’s degree dissertation entitled “TEHCo: Model of a Hypermedia Learning Environment with Error Management,” based on cognitive abilities, under the Graduate Program in Production Engineering at the
Federal University of Santa Catarina (UFSC). The approach used in this work was to apply environments aided by technology to the learning of geometry. For this purpose, many educational softwares for learning geometry were analyzed and it was verified that none of them manage the errors made by students during the learning process by involving cognitive ability levels. Error management, when it is used, is accomplished by libraries provided by the specialists who authored the content. The challenge of the TEHCo model (Vanzin, 2005) was to focus on the theme from a human error taxonomy perspective based on Cognitive Psychology. More specifically, it consisted of the adaptation of Reason’s (2002) GEMs model to learning processes. The model identifies the insufficiencies in the student’s learning process and directs him, when an error occurs, to a supplementary pedagogical content appropriate to his needs. The verification of the learning process is of a non-evaluative character and does not penalize the student for minor mistakes and lapses because they are not a consequence of a lack of knowledge. Instead, the errors are divided into two types, those which are due to a lack of knowledge and those which occur as a consequence of not following the known rules.
Key-words: Hypermedia, learning, geometry, human errors.

Autores

Tarcísio Vanzin, Vania Ribas Ulbricht

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