Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

ERGONOMIA DE QUADRAS URBANAS: CONDIÇÃO TÉRMICA DO PEDESTRE

Resumo
Este trabalho teve como objetivo verificar o comportamento térmico de um bairro residencial na cidade de Bauru-SP, e estabelecer relações entre as tendências térmicas e o conforto térmico do pedestre que desenvolve atividades na área estudada. Para tanto, delimitou-se e caracterizou-se a área de estudo e elegeu-se os pontos de medição. Em seguida ocorreu a coleta de dados com medições fixas da temperatura, assim como a aplicação simultânea de questionários aos pedestres e monitoramento microclimático. Finalmente foi feito o cruzamento de dados e as análises dos resultados obtidos, buscando-se determinar o comportamento térmico da malha urbana e as possíveis relações com o conforto térmico humano para algumas atividades desenvolvidas em áreas externas. Os resultados finais apontaram para a clara diferença entre o comportamento térmico urbano e o rural, demonstrando haver estreita relação entre a urbanização e a formação dos ambientes térmicos urbanos e, por conseguinte, da sensação térmica experimentada pelo pedestre.
Palavras chave: Conforto térmico urbano, ergonomia ambiental, clima urbano, conforto ambiental.

Abstract
This study aimed to verify the thermal behavior of a residential neighborhood in the city of Bauru, SP, stabilizing the relation between thermal tendencies and thermal comfort of the pedestrian that develop their activities in the studied area to. To achieve this purpose, it was delimited and characterized the study area electing specific points. Afterwards, a data collection of the temperature was carried out by the installation of fixed instruments, as well as simultaneous questionnaires to pedestrians were applied and instantaneous microclimatic monitoring was promoted. Finally the data were cross-examined and the results were analyzed, determining the thermal behavior of the urban network and the possible relationships with the human thermal comfort for some activities developed in outside areas. The final results pointed out to the differences between the urban and rural thermal behavior, which demonstrated to have the close relationship between urbanization and the formation of urban thermal environments, and consequently the thermal sensation experienced by pedestrians.
Keywords: Urban thermal comfort; environmental ergonomics, urban climate, environmental comfort.

Autores

Elisangela Cristina Sorano Léa Cristina Lucas de Souza

Baixe o Arquivo Completo