Revista Educação Gráfica

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ENTRE JOGOS ABERTOS E FECHADOS: UMA DINÂMICA EXTENSIONISTA EM GEOMETRIA GRÁFICA E DIGITAL EM CONTEXTO DE ARQUITETURA / BETWEEN OPEN AND CLOSED GAMES: AN EXTENSIONIST DYNAMICS IN GRAPHIC AND DIGITAL GEOMETRY IN ARCHITECTURE CONTEXT

 

Resumo

Registra-se, com este trabalho, uma reflexão sobre um conjunto de ações realizadas no âmbito da extensão universitária curricularizada, no período de 2017/02 a 2019/02. Tratam-se de ações de interação com escolas públicas de ensino fundamental, por meio do uso de jogos produzidos junto a uma disciplina de geometria gráfica e digital, de caráter obrigatório e situada no primeiro semestre formativo de arquitetura.  Para esta reflexão, os jogos estabelecidos foram observados frente às diretrizes apontadas pelo Plano Nacional de Política da Extensão Universitária e interpretados sob o conceito de jogos abertos e  efechados de Vilém Flusser. Os jogos produzidos, inicialmente focados em conteúdos essencialmente da geometria, com repertório e regras pré-determinadas, passaram a versar sobre obras de arquitetura com geometrias poliédricas e também interpretados como promotores de jogos sociais e abertos. Neste processo, constituiu-se um método para a extensão curricularizada junto à disciplina em questão. A cada semestre amplia-se um repertório de jogos, em sua maioria fechados, com peças e regras geométricas pré-estabelecidas, mas que é utilizado para a promoção de jogos abertos e dialógicos. Jogos com propósitos formativos, sociais e profissionalizantes, por meio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Palavras-chave: extensão curricularizada; escolas; geometria; jogos; Flusser.

 

Abstract

This paper aims to reflect about a set of university outreach actions carried out between 2017 and 2019.  The actions are of an interactive nature and were applied in public elementary schools. The games used were produced within the course of Graphic and Digital Geometry, which is a mandatory course in the first semester of the Architecture and Urbanism undergraduate program. For this reflection, the games were observed against the guidelines set out by the National Plan for University Outreach Policy and interpreted under the concept of defined and closed games by Vilém Flusser. Initially the games produced focused essentially on geometrical content, with predetermined repertoires and rules. Later the games started to deal with architectural buildings of polyhedral geometries and started to be interpreted as promoters of open and social games. This process within the course originated a method for curricular outreach actions. Every semester the repertoire of games is expanded, most of them being of closed type with pre-established pieces and geometric rules. However, these games are used for the promotion of open dialogic activities, for social, professional, and learning purposes, through the inseparability of university teaching, research and outreach activities.

Keywords: curricular outreach; schools; geometry; games; Flusser.

Autores

Adriane Borda e Samanta Quevedo

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