Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

ENSINO HÍBRIDO DE DESENHO À MÃO LIVRE USANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS / BLENDED TEACHING OF FREEHAND DRAWING USING DIGITAL TECHNOLOGIES

 

Resumo

Este artigo apresenta resultados de experiência de ensino híbrido em uma disciplina de desenho à mão livre no curso de graduação em arquitetura e urbanismo, compartilhando planejamento, metodologia, tecnologias e percepções dos alunos. A situação pandêmica COVID-19 trouxe desafios ao ensino na universidade, dentre as quais o ensino remoto de disciplinas práticas de atelier em cursos tradicionalmente presenciais. Novas pedagogias de ensino e aprendizagem já despontavam antes da pandemia, como salas de aula invertida e uso de recursos tecnológicos e multimídia para ajudar a implementar situações que favorecem maior autonomia de aprendizagem. Para criar melhores oportunidades de aprendizagem a disciplina se estruturou de modo híbrido com acompanhamento semanal de atividades e material didático incluindo videoaulas com desenhos à mão livre. Resultados superaram expectativas iniciais e apontam a validade de implementar novos caminhos híbridos para aproveitar o melhor dos dois mundos – presencial/ síncrono e on-line/ assíncrono – para avançar no ensino e aprendizagem na universidade.

Palavras-chave: ensino híbrido; tecnologias digitais; videoaulas; representação gráfica; desenho à mão livre.

 

Abstract

This paper presents findings from an experience of blended teaching in a hand-free drawing subject at an architecture and urbanism undergraduate course, sharing planning, methodology, technologies and students’ perception. The COVID-19 pandemic situation brought education challenges to the university, as to how to teach remotely practical workshop subjects in courses that were traditionally presential. New teaching and learning pedagogies were already emerging before the pandemic, as flipped classrooms and the use of technological advances and multimedia do help implement favourable and more independent learning situations for students. To create better learning opportunities the subject course was structured in blended mode with weekly tasks overview and didactic material including video lessons with freehand drawing. Results exceeded initial expectations and indicate the validity of using blended ways to take advantage of the best of both worlds – presential/ synchronous and online/ asynchronous – to advance on teaching and learning at the university.

Keywords: blended teaching; digital technologies; video lessons; graphic representation; freehand drawing.

Autores

Lucy Donegan

Baixe o Arquivo Completo