Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

ENSINO E APRENDIZADO EM GEOMETRIA DESCRITIVA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA / TEACHING AND LEARNING IN DESCRIPTIVE GEOMETRY: A SYSTEMATIC BIBLIOGRAPHIC REVIEW

 

Resumo

Este artigo faz parte de uma pesquisa de doutorado que investiga o tema ensino e aprendizagem em geometria descritiva. Para compreensão do cenário atual nesta temática, foi realizada uma pesquisa exploratória. Foi utilizando como método a revisão bibliográfica sistemática – roadmap, de maneira a levantar informações sobre as iniciativas já realizadas nesta área. Foram consultadas as bases de dados Google Acadêmico, Scielo, Scopus e Periódicos da Capes, entre 2010 – 2021. Nessa busca, foram identificadas três principais categorias em que as pesquisas sobre o ensino e aprendizagem em Geometria Descritiva estão associadas: recursos de apoio à aprendizagem, metodologia de ensino e reflexões sobre o ensino e aprendizagem. A partir desses dados categorizados, este artigo colaborou no delineamento e definição do escopo da pesquisa de doutorado. Além disso foi possível identificar possibilidades para a realização de novas pesquisas e contribuições para o ensino e aprendizado da geometria descritiva.

Palavras-chave: ensino; aprendizagem; geometria; descritiva; revisão; sistemática.

 

Abstract

This article is part of a doctoral research that investigates the topic of teaching and learning in descriptive geometry. Thus, in order to understand the current scenario in this area, an exploratory research was carried out, using the systematic literature review – roadmap as a method, in order to gather information about the initiatives already carried out in this area. For that, the Google Scholar, Scielo, Scopus and Capes Periodicals databases were consulted, between 2010 – 2021 and based on the data worked, three main categories were identified in which research on teaching and learning in descriptive geometry are associated: resources learning support, teaching methodology and reflections on teaching and learning. From these categorized data, this article collaborated in the design and definition of the scope of the doctoral research, as well as it was possible to identify new hypotheses for carrying out new research and contributions to the teaching and learning of descriptive geometry.

Keywords: teaching; learning; geometry; descriptive; revision; systematic.

Autores

Fábio Teixeira e Daiane Grassi

Baixe o Arquivo Completo