Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

ENSINO DE GEOMETRIA DESCRITIVA NA ÉPOCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CURSO DE ARQUITETURA / DESCRIPTIVE GEOMETRY TEACHING AT DIGITAL TECHNOLOGIES` TIME: PEDAGOGICAL PRACTICES IN ARCHITECTURE COURSE

Resumo

Com o surgimento das tecnologias digitais, novas possibilidades de visualização e criação da forma foram criadas apoiadas pelo uso de programas gráficos. Neste contexto, a disciplina de geometria descritiva passa por ajustes de sua abordagem, sendo questionada inclusive a sua utilização nos dias atuais. Entretanto, apesar de os avanços tecnológicos estarem mudando a forma de conceber, representar e fazer arquitetura, o desenho bidimensional ainda faz parte das atividades dos profissionais envolvidos na Arquitetura, Engenharia e Construção e seu estudo melhora a intuição espacial. Além disso, os programas gráficos seguem as solicitações do usuário que devem dominar os conceitos geométricos e sistemas de representação para operá-los. Esse artigo relata as experiências das disciplinas Geometria Descritiva Fundamentos e Geometria Descritiva Superfícies do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisinos. Ambas disciplinas buscam integrar conteúdos e abordagens atuais com os objetivos tradicionais desse estudo, ao mesmo tempo em que apresentam relações de transdisciplinaridade com outras atividades ao longo da grade curricular do curso.

Palavras-chave: geometria descritiva; representação bidimensional; visualização digital; raciocínio espacial; transdisciplinaridade.

 

Abstract

With the emergence of digital technologies, new possibilities for answers and creation of the shape were supported by the use of the software. In this context, the discipline of descriptive geometry undergoes adjustments of its approach, being questioned even by its use today. However, despite technological advances, the change of conception, execution and architecture, the two-dimensional design is still part of the activities of professionals involved in architecture, engineering and construction and their study improves the spatial intuition. Besides, the software follows user requests that master geometric concepts and representation systems to manipulate it. This article related the experiences of the disciplines Descriptive Geometry Fundamentals and Descriptive Geometry Surfaces of the Unisinos Architecture and Urbanism course. Both disciplines seek to integrate current content and approaches with the traditional objectives of this study while presenting transdisciplinary relationships with other subjects throughout the course curriculum.

Keywords: descriptive geometry; two-dimensional representation; digital visualization; spatial reasoning; transdisciplinarity.

Autores

Alessandra Teribele e Izabele Colusso

Baixe o Arquivo Completo