Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

ENSINO-APRENDIZAGEM DE SOFTWARE E REPRESENTAÇÃO DIGITAL EM CURSOS SUPERIORES DE DESIGN: A VISÃO DOCENTE / TEACHING AND LEARNING SOFTWARE AND DIGITAL REPRESENTATION IN DESIGN COURSES: THE TEACHERS’ POINT OF VIEW

Resumo

O objetivo deste trabalho foi coletar e analisar opiniões de professores de cursos superiores de design sobre os processos de ensino-aprendizagem de software e representação digital. Para isso, utilizou-se como método de pesquisa uma abordagem qualitativa implementada pela coleta de dados por meio de entrevistas presenciais e questionários online. Como resultado, foram encontradas opiniões sobre temas como a importância dos conhecimentos em software e representação digital, papéis e responsabilidades pelo processo de ensino-aprendizagem, modelos pedagógicos adotados, atividades didático-pedagógicas utilizadas, processos de avaliação, recomendações de mudanças necessárias e opiniões sobre o ensino-aprendizagem precisar ser mais integrado, contextualizado e interdisciplinar. Apesar dessa vontade identificada de tornar o ensino mais integrado e contextualizado com outros conhecimentos e práticas de design, principalmente às disciplinas e práticas de projeto, não foi encontrado nenhum modelo ou estratégia que permita de fato superar o isolamento e fragmentação do ensino desse conteúdo, que, portanto, permanece existindo em cursos de design.

Palavras-chave: ensino de design; representação digital; software gráfico; interdisciplinaridade; ensino contextualizado.

 

Abstract

The aim of this work was to collect and analyze the opinions of lectures in design courses on the teaching and learning processes of software and digital representation. For this, a qualitative approach was implemented by collecting data through face-to-face interviews and online questionnaires. The results found were opinions on topics such as the importance of knowledge in software and digital representation, roles and responsibility for the teaching-learning process, pedagogical models adopted, didactic-pedagogical activities used, evaluation processes, recommendations for necessary changes and opinions about teaching-learning need to be more integrated, contextualized and interdisciplinary. Despite this identified desire to make teaching more integrated and contextualized with other design knowledge and practices, mainly design project, no model or strategy was found to actually overcome the isolation and fragmentation of teaching of this content, which therefore remains in design courses.

Keywords: design teaching; digital representation; graphic software; interdisciplinarity; contextualized teaching.

Autores

Marco Mazzarotto

Baixe o Arquivo Completo