Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

EMBALAGEM SUSTENTÁVEL: ESTUDO DO POTENCIAL COMUNICATIVO DOS ELEMENTOS E TÉCNICAS VISUAIS / SUSTAINABLE PACKAGING: STUDY OF THE COMMUNICATIVE POTENTIAL OF THE ELEMENTS AND VISUAL TECHNIQUES

Resumo

A comunicação do conceito de sustentabilidade na embalagem de alimentos é uma questão relevante, que diz respeito não apenas à sua função mercadológica, mas também ao papel social do design na construção de uma nova forma de consumir. Este artigo investiga o potencial comunicativo de elementos e técnicas visuais na comunicação do caráter sustentável de embalagens. Apresenta dados de análise visual de embalagens sustentáveis de alimentos, apoiada na Teoria da Gestalt, na qual foram classificados os elementos e técnicas presentes em invólucros de diferentes categorias alimentícias – Chá, Café, Canjica/Curau e Flocos de Aveia – com diferentes níveis de organização visual (pregnância). Relata um estudo exploratório com cinquenta consumidores (amostragem casual simples) entrevistados em supermercados, apoiado por análise estatística a partir de variável qualitativa nominal (tipos de embalagem). Os resultados evidenciaram a importância da organização visual do design para a comunicação do conceito de sustentabilidade, relacionando diretamente o nível de pregnância à percepção da temática ambiental pelos consumidores. Os dados mostraram ainda a importância da cor e de imagens representacionais na dinâmica da percepção da embalagem sustentável.

Palavras-chave: design gráfico, ecodesign, comunicação, gestalt, embalagem sustentável.

 

Abstract

The communication of the concept of sustainability in food packaging is an issue that concerns not only to its marketing function, but also the social role of design in building a new way of consuming. This paper investigates the communicative potential of visual elements and techniques in communicating the sustainable nature of packaging. Presents visual data analysis of sustainable food packaging, based on Gestalt Theory, which were classified the elements and techniques present in casings of different food categories – Tea, Coffee, Canjica / Curau and Oat Flakes – with different levels of visual organization (prägnanz). Reports an exploratory study with fifty consumers (simple random sampling) interviewed in supermarkets, supported by statistical analysis from nominal qualitative variable (types of packaging). The results showed the importance of visual design organization to communicate the concept of sustainability, directly relating the level of prägnanz to the perception of environmental issues by consumers. The data further show the importance of color and representational images in the dynamic perception of sustainable packaging.

Keywords: graphic design, ecodesign, communication, gestalt, sustainable packaging

 

 

 

Autores

Thamyres Oliveira Clementino, Itamar Ferreira da Silva, Carla Patrícia de Araújo Pereira e Tâmila Kassimura da Silva Fernandes

Baixe o Arquivo Completo