Revista Educação Gráfica

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ELEMENTOS VISUAIS NO DESIGN DE INTERFACE DE JOGOS DIGITAIS – ANÁLISE DA USABILIDADE E JOGABILIDADE PARA CONSOLES PORTÁTEIS / VISUAL ELEMENTS IN THE INTERFACE DESIGN OF DIGITAL GAMES – USABILITY AND GAMEPLAY ANALYSIS FOR PORTABLE CONSOLES

 

Resumo

O presente artigo discorre a síntese de dissertação que possui como enfoque os elementos visuais interativos da interface de jogos digitais desenvolvidos para consoles portáteis, que possuem particularidades em suas características físicas e, por consequências, projetuais, podendo se caracterizar como um cruzamento entre dispositivos mobile e consoles fixos. O objetivo da pesquisa visou analisar a estruturação dos elementos visuais no design de interface de jogos digitais para consoles portáteis. Nessa linha de reflexão, com apoio de uma ferramenta de análise, realizou-se um estudo comparativo entre resultados obtidos através dessa ferramenta e heurísticas; bem como um cruzamento desses dados com testes de usabilidade e jogabilidade realizados com usuários de distintos níveis de expertise. Propondo assim, através do Método Delphi – metodologia que trouxe ajustes a partir da avaliação de especialistas mediante questionário online –, um conjunto de dezesseis recomendações para a estruturação dos elementos visuais interativos no design da interface de jogos digitais para consoles portáteis.

Palavras-chave: jogos digitais; elementos visuais; experiência do usuário.

 

Abstract

This article discusses a dissertation’s synthesis that focuses on the interactive visual elements of the digital game interface developed for portable consoles, which have particularities in their physical characteristics and, consequently, design, which can be characterized as a cross between mobile devices and fixed consoles. The research objective was to analyze the structuring of visual elements in the design of digital games interface for portable consoles. With the support of an analysis tool, a comparative study was carried out between results obtained through this tool and heuristics; as well as a crossing of these data with usability and gameplay tests carried out with users of different levels of expertise. Proposing, through the Delph Method – a methodology that brought adjustments based on the expert’s assessment through an online questionnaire -, a set of sixteen recommendations for structuring the interactive visual elements in the design of the digital games interface for portable consoles.

Keywords: digital games; visual elements; user experience.

Autores

Ana Carolina Generoso de Aquino, Ana Lúcia Alexandre de Oliveira Zandomeneghi e Rosane de Fátima Antunes Obregon

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