Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DO CROQUI AO JARDIM: O DESENHO NOS PROJETOS PAISAGÍSTICOS DE ROBERTO BURLE MARX / FROM SKETCH TO GARDEN: GRAPHICS IN ROBERTO BURLE MARX’S LANDSCAPE DESIGN

Resumo

A obra de Roberto Burle Marx, para além de um marco no paisagismo moderno brasileiro, representa importante capítulo da história da arquitetura paisagística mundial no século XX. O legado do paisagista abrangeu diversas vertentes do campo das artes. No exercício de suas habilidades e talentos múltiplos, explorou vários meios expressivos como a gravura, a pintura, a tapeçaria, a cerâmica, a cenografia, a escultura e o design. O artigo enfoca a expressão e a representação pelo desenho nos elementos e documentos gráficos dos projetos paisagísticos de Burle Marx, aspectos esses que aparecem de forma superficial nas pesquisas e publicações existentes sobre o Artista e sua Obra, mencionados apenas como pano de fundo para a caracterização formal e conceitual dos trabalhos. Considerando que o desenho foi uma dimensão fundamental de sua formação artística e de sua atuação em paisagismo, buscamos: examinar o uso do desenho no processo criativo projetual de Burle Marx; analisar os recursos gráficos e as técnicas utilizadas no desenvolvimento e na apresentação de seus projetos e relacionar as características dos desenhos e dos demais elementos gráficos representativos dos projetos os com a versatilidade expressiva do artista.

Palavras-chave: desenho; expressão gráfica; paisagismo; Roberto Burle Marx.

 

Abstract

Roberto Burle Marx’s work, going beyond a milestone in modern Brazilian landscape design, represents an important chapter in world’s landscape architecture history in the twentieth century. His legacy covered various dimensions of the arts. In the exercise of his skills and multiple talents, he explored various expressive techniques such as engraving, painting, tapestry, ceramics, scenography, sculpture and design. The article focuses the expression and representation of the design elements and graphics in documents of Burle Marx’s landscape projects. These design elements appear only superficially on existing research and publications on the artist and his work, just as a backdrop for the formal characterization and concept of his work. Considering that drawing was a fundamental dimension of his artistic education and of his work as a landscape designer, we seek to: examine the use of drawing / sketching in Burle Marx’s design creative process; analyze the graphics and the techniques used in the development and presentation of his projects and relate the features of the drawings and other graphic elements of his projects with the artist’s versatility of expression.

Keywords: drawing; graphics; landscape design; Burle Marx.

 

Autores

Maria Alice Medeiros Dias e Marcos Pereira Diligenti

Baixe o Arquivo Completo