Revista Educação Gráfica

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DIRETRIZES PARA O PROJETO DA INTERFACE DE MUSEUS VIRTUAIS DE MODA BASEADAS NA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO / GUIDELINES FOR THE INTERFACE DESIGN OF VIRTUAL FASHION MUSEUMS BASED ON THE USERS EXPERIENCE

Resumo

Museus virtuais de moda surgem como uma alternativa mais acessível aos museus físicos para a difusão de conhecimentos. Inexiste, entretanto, um conhecimento consolidado sobre como devem ser desenvolvidos estes ambientes virtuais, de tal forma a proporcional uma melhor experiência aos usuários. O objetivo deste artigo é propor um conjunto de diretrizes para o projeto da interface de museus virtuais de moda, com vista a melhorar a experiência dos seus usuários. Com base em um conjunto de características desejáveis para este tipo de interface, levantadas junto à literatura e validada por potenciais usuários, foram realizados experimentos com quinze estudantes de graduação em Moda interagindo com três museus virtuais de moda, que se diferenciam quanto a aspectos gráficos e de conteúdo. Com o auxílio de um software de datalogging e se valendo da técnica de Think Aloud, foram obtidos dados objetivos de desempenho dos usuários na realização de tarefas. Aspectos da satisfação do usuário na interação com o produto foram averiguados por meio do questionários SUS e da ferramenta PrEmo. A partir dos resultados, são propostas diretrizes para o projeto da interface de museus virtuais de moda agrupadas nos aspectos: aparência, navegação, conteúdo textual, conteúdo visual, e pesquisa.

Palavras-chave: museus virtuais; moda; experiência do usuário; usabilidade; design de interação; interfaces.

 

Abstract

Fashion virtual museums appear as an accessible alternative to physical museums for knowledge’s diffusion. However, there is no consolidated knowledge about how to develop these virtual environments, in such a way as to provide a better user experience.  This paper aims to propose a set of guidelines for the design of fashion virtual museums, in order to improve its usability and user experience. Based on a set of desirable characteristics for this type of interface, raised with the literature and validated by potential users, experiments are carried out with fifteen undergraduate students in Fashion interacting with three virtual fashion museums, that differ in terms of graphics and content. With the aid of a datalogging software, and stimulating the participants to think aloud, performance data in the accomplishment of tasks were obtained. User satisfaction when interaction with the product was measured using SUS questionnaires and the PrEmo tool. From the results of the experiments and the literature review, guidelines are proposed for the design of the interface design of virtual fashion museums. These guidelines are grouped in aspects: appearance, navigation, textual content, visual content, and research.

Keywords: virtual museums; fashion; user experience; usability; interaction design; interfaces.

Autores

Aline Padaratz,  Giovana Mara Zugliani Bortolan,  Fernanda Steinbruch Araujo e Marcelo Gitirana Gomes Ferreira

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