Revista Educação Gráfica

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DIAGNÓSTICO DO PAPEL DO DESIGNER DE MODA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS NA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO DE CIANORTE/PR

Resumo
Cianorte/PR é considerada a capital do vestuário devido à importância que tem no cenário nacional. Em função da competitividade deste setor, a indústria vem passando por transformações nos últimos anos. O objetivo desta pesquisa é o diagnóstico do papel do designer de moda no processo de desenvolvimento de produtos na indústria de confecção de Cianorte/PR. Este diagnóstico foi possibilitado pela realização de entrevistas pessoais com empresários, designers de moda empregados nas indústrias de confecção, coordenador e professores do curso de Moda da Universidade Estadual de Maringá. Como resultado final deste estudo, percebeu-se que os empresários entendem qual a real função do designer dentro das empresas, dando-lhe total liberdade para criação, porém, esta criação depende de diversos critérios que as empresas impõem e esta imposição muitas vezes atrapalha o processo criativo. E também, foi notado que há espaço para esse profissional dentro das indústrias de confecção de Cianorte, mesmo havendo alguns problemas de relacionamento entre empregadores e empregados. Assim, a maioria dos alunos da segunda, terceira e quartas séries são estagiários ou empregados efetivos das indústrias de confecção desta cidade.
Palavraschave: Desenvolvimento de Produtos, Indústria de Confecção, Designer de Moda.

Abstract
Cianorte/PR is considered the capital of clothes because of the importance that has in the national scene. In function of the competitiveness of this sector, the industry comes in recent years passing for transformations. The objective of this research is the diagnosis of the paper of fashion designer in the process of development of products in the industry of confection of Cianorte/PR. This diagnosis was possible by the accomplishment of personal interviews with entrepreneurs, fashion designers used in the confection industries, coordinator and professors of the course of Fashion of the State University of Maringá. As final result of this study, one perceived that the entrepreneurs understand which inside the real function of designer of the companies, giving to it total freedom for creation, however, this creation depends on diverse criteria that the companies impose and this imposition many times confuses the process creative. And also, was noticed that it inside has space for this professional of the industries of confection of Cianorte, exactly having some problems of relationship between employers and employees. Thus, the most students of the second, third and fourth series, are trainees or employees of the industries of confection of this city.
Key words: Products Development, Industry of Confection, Fashion Design.

Autores

Cláudia Cirineo Ferreira Monteiro Francisco de Alencar

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