Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DESIGN, IMAGEM E SUPERFÍCIE

Resumo

Este artigo faz uma reflexão sobre a relação entre imagem e superfície em produtos de design, tomando como base conceituações elaboradas pelos filósofos Jacques Rancière e Vilém Flusser. Para Rancière a superfície gráfica é o espaço de acesso comum por acolher quaisquer temas e assuntos sem distinção. Para Flusser superfícies são imagens e desencadeiam leituras não organizadas e não previsíveis. Para ilustrar os conceitos discutidos, tomamos como exemplos produtos das marcas Melissa e Havaianas e superfícies criadas nos calçados, em mídias digitais, impressas e em fachadas de lojas, para veicular e vender esses produtos. A intensidade com que a imagem aparece e o alto nível de resolução técnica faz com estas substituam os objetos nas relações de consumo.

Palavras-chave: imagem; superfície; design.

 

Abstract

This article proposes a reflection on the relationship between image and surface in products of design, based on concepts developed by philosophers Jacques Rancière and Vilém Flusser. For Rancière the graphic surface is the space of common access because its receives any topics and subjects without distinction. For Flusser the imagery surfaces trigger not organized and not predictable readings. To illustrate the concepts discussed, we take as examples surfaces of Melissa and Havaianas shoes and surfaces created in digital media, print media and shop fronts, to serve and sell these products. The intensity with which the image appears and the high level of technical resolution makes these replace the objects in consumer relations.

Keywords: image; surface; design.

 

Autores

Gisela Belluzzo de Campos

Baixe o Arquivo Completo