Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DESIGN GRÁFICO NO CINEMA: SAUL BASS / GRAPHIC DESIGN IN CINEMA: SAUL BASS

Resumo

O cinema se utiliza de diversas formas de linguagem para compor a sua própria maneira de se expressar, e o design gráfico pode ser entendido como uma dessas formas. Desde as primeiras manifestações do “cinema mudo” pode-se identificar a presença de elementos gráficos (textos, “cartelas” e ilustrações) inseridos na montagem. A proposta deste artigo é entender como o design gráfico colabora para a linguagem do cinema e identificar as potencialidades que o movimento pode acrescentar às composições gráficas. Isso será feito por meio de uma contextualização seguida das análises dos créditos de abertura dos filmes: The man with the golden arm (Otto Preminger, 1955) e Psycho (Alfred Hitchcock, 1960), ambos criados pelo designer gráfico Saul Bass.

Palavras-chave: design; design gráfico; cinema; motion design; créditos de abertura; Saul Bass.

 

Abstract

The cinema uses different forms of language to compose its own way of expression, and graphic design can be one of these ways. Since the first manifestations of the “silent cinema” it is possible to identify the presence of graphic design elements (texts, “title cards” and illustrations) embedded in the assembly. The purpose of this article is to understand how the graphic design contributes to the language of cinema and recognize the motion capability to add information to graphic compositions. This will be done through the analysis of the following movies open titles: The man with the golden arm (Otto Preminger, 1955) and Psycho (Alfred Hitchcock, 1960), both created by graphic designer Saul Bass.

Keywords: design; graphic design; motion design; open titles; Saul Bass.

 

 

 

 

Autores

Marcio Rodriguez Taú, Mirtes Marins Oliveira e Sérgio Nesteriuk

Baixe o Arquivo Completo